O Banco do Estado do Espírito Santo, Banestes, deve lançar, em breve, loteria própria. Os ajustes finais estão acontecendo, mas já há um nome do provável de quem será presidente da subsidiária do banco a ser criada especificamente para o serviço público de loteria do Estado do Espírito Santo: Ricardo Pessanha.
Atual subsecretário de Desenvolvimento Econômico – comandando a sub de de Gestão e Parcerias (SUBGEP) -, ele é advogado e já esteve no comando de Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, bem como procurador-geral da Câmara de Vitória e Prefeitura de Linhares, por exemplo.
A ‘bets’ capixaba foi autorizada pelo Legislativo estadual a partir da aprovação do Projeto de Lei Complementar 70/2023 destaca que “a exploração do serviço de loteria do estado do Espírito Santo deve otimizar o potencial de obtenção de recursos para o Estado, em benefício das finalidades sociais de sua arrecadação, nos termos da legislação nacional regente”.
Pelo texto, a captação das apostas e dos bilhetes para a “fezinha capixaba” é permitida a utilização de meio físico ou virtual.
A subsidiária ‘Banestes Loteria’ pode ter uma parceiro na iniciativa privada no quadro societário.