Dólar Em baixa
5,112
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,112

ButanVac: Anvisa autoriza pesquisa clínica em vacina que o Governo do ES diz ter interesse em comprar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (9), a pesquisa clínica da vacina Butanvac, do Instituto Butantan. Ou seja, os testes com o imunizante em humanos poderão ter início no Brasil. De acordo com o governador de São Paulo, João Dória, o Butantan já tem 7 milhões de doses prontas da ButanVac.

A vacina está no radar de aquisição do Governo do Espírito Santo desde o final de abril de 2021. O governador Renato Casagrande (PSB), em 28 de abril, em uma rede social, informou que formalizou ao Butantam o interesse do governo em adquirir 4 milhões de doses da ButanVac.

“A intenção é nos anteciparmos para assegurar que a vacina, que já começa a ser produzida esta semana, seja reservada ao ES para a continuidade da imunização dos capixabas”, disse Casagrande à época.

Antes de tudo, em 23 de abril, Casagrande fez uma visita ao Butantan, em São Paulo, para “conhecer a linha de produção da vacina Coronavac e os preparativos para a fabricação da Butanvac”. “Em pauta, a possibilidade de aquisição futura de vacinas e parceria com o Laboratório Central Capixaba – Lacen”, contou.

Na noite desta quarta, em uma rede social, Casagrande comemorou a autorização. “[A liberação] nos enche de esperança de que, em breve, poderemos ter uma vacina 100% brasileira disponível contra a Covid-19. Isso é sinônimo de vidas salvas”.

Pesquisa clínica

Antes de iniciar a vacinação dos voluntários, contudo, o Butantan ainda precisa apresentar algumas informações complementares sobre os testes em andamento com a vacina. Logo em seguida, o Butantan deve iniciar a aplicação experimental da Butanvac.

Esta será a primeira vez que a vacina será aplicada em humanos. Por isso, serão conduzidas as fases clínicas 1 e 2. Para a autorização do estudo clínico, a Anvisa e o Butantan realizaram ao longo dos últimos dois meses uma troca de informações e de reuniões, com objetivo de que todos aspectos do estudo estivessem claros e com garantias de segurança aos voluntários. “A anuência da pesquisa será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União”, informou a Anvisa.

Como vão funcionar os estudos

A pesquisa clínica de fase 1 e 2 da Butanvac está dividida em três etapas (A, B e C). Neste sentido, está autorizada a etapa A do estudo, que vai envolver 400 voluntários. Ao todo, a fase clínica 1 e 2 tem previsão de 6 mil voluntários com 18 anos ou mais.

Dessa forma, a vacina será aplicada com duas doses em um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. O estudo deve ser realizado no Hospital das Clínicas (FMUSP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

“A Agência vem trabalhando ininterruptamente na avaliação de todos os dossiês referentes aos produtos relacionados ao combate à Covid-19 que lhe foram apresentados”, ressaltou a Anvisa.

Com informações da Anvisa; Foto de capa: Divulgação/Governo de São Paulo

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas