Aracruz domina pódio do xadrez nos Jogos Escolares do ES e garante vaga no nacional

O município de Aracruz consolidou sua tradição no xadrez estudantil durante a etapa dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees), realizada no último sábado (20), na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória. Com uma delegação expressiva, os enxadristas locais dominaram as primeiras colocações na categoria infantil e carimbaram o passaporte para a etapa nacional.

A grande campeã do torneio foi a estudante Anna Moreira Andrade Preisigke, do colégio Espaço Livre. O pódio infantil foi completado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha: Yasmim Pinheiro Ferreira garantiu o vice-campeonato e Emanuel Bandeira Marinho ficou com a terceira colocação.

Ao todo, a competição reuniu 101 estudantes, sendo 21 representantes de Aracruz. Além dos três primeiros lugares, os atletas do município também ocuparam as posições do 4º ao 8º lugar na classificação geral.

 

Rumo aos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) em Brasília
Com os resultados expressivos no Jees, Aracruz conquistou duas das quatro vagas disponíveis para representar o Espírito Santo nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A competição nacional de base acontecerá em Brasília, logo na primeira semana de setembro.

O desempenho mantém o município em evidência no cenário nacional. No ano passado, Aracruz já havia batido o recorde de maior quantidade de representantes na modalidade de xadrez dos últimos cinco anos em todo o Brasil, enviando quatro estudantes para a fase nacional em Uberlândia.

O projeto é liderado pelo professor Alessandro Camporez, que desenvolve o xadrez pedagógico no Ensino Fundamental da Emef Ezequiel Fraga Rocha e região há 20 anos. Segundo o coordenador, o foco agora se divide entre os treinos para o nacional e o calendário local.

 

Próximos passos e o circuito municipal
A preparação dos atletas capixabas não para. O próximo compromisso oficial do xadrez local é a 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex).

De acordo com a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), o investimento na modalidade continuará recebendo suporte, incluindo o custeio de transporte para as competições fora do município. A gestão destacou que o xadrez nas escolas atua como uma ferramenta pedagógica estratégica, cujos resultados refletem o histórico de medalhas já conquistadas em edições anteriores dos Jebs e na Olimpíada Nacional.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas