O remo do Espírito Santo viveu um capítulo histórico na Copa Sul-Sudeste de 2026. Em sua primeira participação no torneio, considerado um dos mais competitivos do país, os clubes capixabas conquistaram medalhas, títulos e posições de destaque diante de tradicionais potências nacionais.
A competição reuniu alguns dos principais clubes do remo brasileiro, a delegação capixaba mostrou força e competitividade. A participação foi incentivada pela Federação de Remo do Espírito Santo, que decidiu ampliar os horizontes dos atletas e colocá-los frente a frente com as maiores referências da modalidade no país.
Álvares Cabral surpreende e sobe ao pódio geral
Com uma delegação enxuta, formada por apenas 13 atletas e média de idade de 19 anos, o Clube Álvares Cabral foi um dos destaques da competição. A equipe encerrou sua participação na terceira colocação geral do quadro olímpico. Além disso, conquistou o vice-campeonato feminino, resultado que reforça a força das categorias de base do remo capixaba.
O primeiro título capixaba na história da Copa Sul-Sudeste veio logo no primeiro dia de disputas. Na prova do Dois Sem Feminino Sub-17, Ana Julia Tori Jorge e Alice Abikahir Tomaz conquistaram a medalha de ouro após completarem os 1.500 metros em 6min52s51.
Alice Tomaz brilha em três medalhas
Entre os nomes que mais se destacaram está Alice Abikahir Tomaz. Aos 14 anos, a atleta participou diretamente de três conquistas importantes para o Espírito Santo: o ouro no Dois Sem Sub-17, a prata no Single Skiff Feminino Sub-15 e outro ouro no Quatro Sem Feminino Sub-19.a

Na última prova, Alice dividiu o barco com Ana Julia Tori Jorge, Amanda Anderson de Souza Marques e Clara Abikahir Toma. O quarteto dominou a final e cruzou a linha de chegada com ampla vantagem sobre as adversárias, garantindo mais um ouro para a delegação capixaba.

Base masculina também conquista medalhas
No masculino, Gabriel Francisco Nascimento dos Santos, de 16 anos, foi outro destaque da equipe. O remador conquistou a medalha de prata no Single Skiff Masculino Sub-17 e repetiu o resultado ao lado de Matheus Moreno no Dois Sem Masculino Sub-17.
Já entre os atletas mais experientes, o quarteto formado por Jefferson Pereira Franco, Fabrício Martins, Juvenal Alexandre, Bryan Bravim Costa e Ramon Pedro Chagas garantiu a prata no Quatro Sem Masculino Sênior, terminando a prova a menos de três segundos do barco campeão.
Outra medalha de prata veio no Quatro Sem Masculino Sub-23, com a guarnição formada por Davi de Oliveira Pereira, Matheus Coutinho Moreno, Mario Ferri de Oliveira e Petherson Caique de Almeida dos Santos.
Saldanha da Gama conquista ouro paralímpico
O Clube de Regatas Saldanha da Gama também teve papel de destaque na campanha capixaba. Representando a equipe, Edmilson Rosindo Neto venceu a prova do Single Skiff Masculino PR3 com o tempo de 4min36s05 e garantiu o título do quadro paralímpico da competição.










