Dólar Em baixa
5,231
2 de fevereiro de 2026
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,231

Cão Orelha: Vitória entre capitais com atos de proteção aos animais

A morte do cão Orelha mobilizou atos pelo Brasil neste domingo (1º), com o objetivo de cobrar justiça e a responsabilização dos envolvidos no caso. Em Vitória, os manifestantes se reuniram na Praia de Camburi, vestidos de preto e com palavras de ordem. O ato reuniu protetores de animais e moradores que pediram justiça no caso e cobraram punição aos responsáveis, além de reforçar a luta contra maus-tratos a animais.

A mobilização de Vitória se somou a de São Paulo, na avenida Paulista, e pediu pela redução da maioridade penal, que hoje é de 18 anos no Brasil. Os suspeitos pela morte de Orelha são adolescentes.

Manifestantes carregam cartazes com dizeres como “Justiça por Orelha” e “Lugar de assassino não é na Disney”. Dois adolescentes suspeitos de praticar maus-tratos contra o animal estavam nos Estados Unidos e voltaram ao país nessa semana.

No Rio de Janeiro, o protesto também teve início às 10h, no Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na Glória. Outro ato está previsto para às 16h, no Posto 2 de Copacabana, até o final da Praia do Leme.

Em Florianópolis, onde Orelha foi morto, o protesto ocorreu no trapiche da Avenida Beira Mar Norte, no centro da cidade. Vídeos compartilhados por manifestantes nas redes sociais mostram manifestantes reunidos e pedindo, em coro, “justiça por Orelha.” Os atos reúnem artistas, ativistas e políticos.

Ao menos cinco ataques a cães, em estados diferentes (Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul), geraram indignação nos últimos dias. A polícia apura se os casos podem estar relacionados a grupos de ódio na internet que incitam adolescentes a torturar animais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas