Ao menos seis políticos de direita do Espírito Santo aderiram à caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que saiu do interior de Minas Gerais com destino a Brasília (DF). A marcha prevê um percurso de cerca de 240 quilômetros, com chegada à capital federal no domingo (25).
Entre os capixabas que participam do ato estão os senadores Magno Malta (PL) e Marcos do Val (Podemos), os deputados estaduais Lucas Polese (PL) e Wellington Callegari (DC), o vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) e o ex-vereador de Cachoeiro de Itapemirim Leo Camargo (PL), que atualmente ocupa o cargo de subdiretor na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Protesto contra decisões do STF
Nikolas Ferreira iniciou a caminhada na segunda-feira (19). Em uma carta divulgada nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o ato tem como objetivo protestar contra o que classifica como “prisões injustas”, em referência às condenações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.
Desde o início, a mobilização recebeu apoio de políticos de outros estados, como o deputado federal André Fernandes (PL), o vereador paulistano Lucas Pavanato (PL) e o ex-vereador Fernando Holiday.
Adesão de lideranças capixabas
Ao longo da semana, lideranças políticas do Espírito Santo passaram a integrar o movimento. Na manhã desta sexta-feira (23), o senador Marcos do Val realizou uma transmissão ao vivo e afirmou que decidiu aderir à caminhada para demonstrar que “a direita está forte”.
O deputado estadual Lucas Polese viajou de carro do Espírito Santo até Minas Gerais, onde se encontrou com Nikolas Ferreira e passou a seguir o trajeto a pé junto ao grupo. Já o deputado Wellington Callegari deixou Vitória durante a madrugada e pretendia alcançar os manifestantes ainda na tarde desta sexta-feira.
O vereador Dárcio Bracarense, de Vitória, também participa da caminhada e planeja seguir até Brasília, onde está prevista uma manifestação no domingo (25).
Repercussão nas redes sociais
A caminhada tem gerado alto engajamento nas redes sociais, especialmente entre políticos capixabas. Em um vídeo, o senador Magno Malta aparece em uma cadeira de rodas, sendo empurrado por Carlos Bolsonaro, ao lado de Nikolas Ferreira. Na legenda, Magno Malta relembrou o atentado sofrido por Jair Bolsonaro em 2018 e associou a caminhada à defesa da liberdade.
“Seguimos novamente de mãos dadas. Pela liberdade dele, pela liberdade dos presos do 8 de janeiro e pela liberdade do nosso Brasil. O que vai acontecer? Ainda não sabemos. Mas a história não perdoa os covardes”, escreveu o senador.
Noutro vídeo, no qual Nikolas Ferreira abre a bandeira do Espírito Santo, o parlamentar mineiro agradece ao estado capixaba. “Sou grato ao Espírito Santo por ter me dado a minha esposa e, consequentemente, minhas duas filhas e as que hão de vir”, afirmou Nikolas.












Faltou de mencionar o Messias donato
O que faltou sobre o respeito à norma gramatical em seu comentário.
By the way, quem é MD?
Toda vez que um jornal dá esse tipo de notícia, alimenta o discurso dessa gente.
Qual a necessidade de divulgar isso ?
Toda vez que 1 jornal dá essa tipo de notícia, alimenta o discurso dessa gente.
Temos muitos heróis.
Um deles é o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ).