Dólar Em baixa
5,367
13 de janeiro de 2026
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Vitória
28ºC
Dólar Em baixa
5,367

Iúna integra lista de cidades com novas escolas em tempo integral em 2026

O município de Iúna está entre as cidades capixabas que participaram da Formação Inicial para as Equipes Gestoras das novas escolas que passarão a ofertar a Educação em Tempo Integral a partir de 2026. A capacitação foi promovida pela Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) e realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), ao longo de dois dias.

Ao todo, 20 escolas da rede pública estadual aderiram ao modelo de Educação em Tempo Integral neste ano, sendo seis delas da modalidade Educação do Campo. Em Iúna, a unidade contemplada é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Priama Rios Vieira de Souza, localizada no distrito de Nossa Senhora das Graças, que passará a ofertar o novo formato para alunos do ensino fundamental.

A formação teve como objetivo acolher as equipes gestoras das escolas selecionadas e aprofundar a compreensão sobre o modelo pedagógico da Educação em Tempo Integral, considerando os desafios e as especificidades do processo de implantação nas unidades escolares. Participaram da capacitação 48 profissionais, entre diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos, de secretaria e financeiros (CASFs) e supervisores escolares.

Conduzida pela Gerência de Educação em Tempo Integral, a programação abordou temas como parâmetros operacionais, gestão do tempo integral, indicadores educacionais e estratégias de monitoramento. O encontro também contou com a participação de gestores de escolas da rede estadual que já atuam com o modelo, que compartilharam experiências e práticas adotadas no cotidiano escolar.

Para a gerente de Educação em Tempo Integral da Sedu, Carolinne Quintanilha Ornellas, a capacitação representa uma etapa estratégica no processo de implantação do modelo. Segundo ela, a iniciativa faz parte do planejamento dos primeiros 100 dias da Educação em Tempo Integral. “Com planejamento, escuta e compromisso, as novas escolas de tempo integral iniciam um percurso que coloca o estudante no centro do processo educativo e fortalece o direito à aprendizagem com qualidade”, afirmou.

Além da escola de Iúna, outras 19 unidades de diferentes municípios do Espírito Santo passam a integrar a rede de Educação em Tempo Integral. A lista inclui escolas localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Fundão, Serra, Vitória, Pancas, Linhares, Nova Venécia, Pinheiros, Conceição da Barra, São Mateus, Guarapari e Vila Velha, ampliando a oferta do modelo em diversas regiões do Estado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas