Dez anos depois de sua primeira passagem pelo Rio Branco, o lateral-esquerdo Murilo Henrique está de volta ao Capa-Preta. Após passagem de destaque pelo futebol europeu, o jogador de 30 anos, foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (29) pelo clube. Natural de Linhares, Murilo vestiu a camisa do Brancão na Série D, em 2015, e a Copa do Brasil, em 2016.

Após defender o Capa-Preta, o lateral foi par o Areas, da Espanha, seguido de passagens pelo Ourense (também espanhol) e pelo Rio Ave, de Portugal. Em 2020, o lateral desembarcou na Finlândia, onde viveu grande momento da carreira. Defendendo o SJK, conquistou o título nacional e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do país.
Posteriormente, o lateral atuou pelo HJK Helsinque, o maior campeão finlandês. Defendendo a camisa das duas equipes, Murilo disputou a Liga dos Campeões e Liga Europa. Foram dois gols e 21 assistências nas duas últimas temporadas, consolidando-se como um dos principais jogadores da posição no futebol local.

Entre 2023 e 2025, Murilo Henrique atuou no futebol da Malásia, onde conquistou dois títulos nacionais. Na atual temporada, o jogador retornou à Finlândia para a sua última passagem pelo SJK.
Em sua apresentação, ele destacou que a principal mudança em relação ao jovem que vestiu a camisa alvinegra em 2015 está na maturidade dentro de campo.
“Acho que basicamente é a experiência. Saber dosar melhor o jogo, entender o que a partida pede, o que o treinador pede, fazer uma leitura mais clara das situações. Não tem muito para onde fugir: o tempo passa, a gente aprende, evolui. E nesse aspecto eu me sinto bem servido hoje. O Murilo de agora é um jogador muito mais preparado nesse sentido.”
Além da evolução individual, o lateral se mostrou impressionado com a transformação estrutural do clube ao longo dos últimos anos. Para ele, o Rio Branco vive uma realidade completamente diferente daquela encontrada em sua primeira passagem. Desde 2024 o Rio Branco se tornou SAF e é administrado por um grupo de empresários capixabas.
“Parece até brincadeira, mas é outro clube. É essa a sensação. Eu senti que estou jogando em um clube completamente diferente, com uma estrutura excelente. O elenco também é muito bom. Não desmerecendo o elenco de 2015, que também tinha qualidade, mas é nítido que o clube evoluiu, se estruturou melhor, melhorou em todos os setores. E isso reflete dentro de campo.”
Segundo ele, o processo de volta ao clube foi construído com calma e alinhamento entre as partes. O lateral revelou que o desejo de retornar ao Brasil e ficar mais próximo da família pesou na decisão.

“Esse contato já vem de um tempo. Começou com o Ronicley, depois com o Guilherme Lobo, que eu ainda não conhecia pessoalmente. Desde o primeiro momento em que a gente passou a conversar, eles sabiam que eu acompanhava bastante o clube. Eu já vinha com essa vontade de voltar, de estar perto da minha família. O Guilherme entendeu esse movimento, eu entendi o que o clube precisava, e os momentos acabaram se encaixando perfeitamente.”
Para os torcedores que não acompanharam sua primeira passagem, Murilo explicou como seu estilo de jogo também amadureceu com o tempo.
“No passado eu era um jogador muito mais físico, de força, aquele lateral que estava toda hora indo à linha de fundo, brigando bastante. Hoje eu sou mais experiente, construo melhor as jogadas, sei a hora de agredir e a hora de me resguardar. Eu acho que me tornei um jogador mais completo para a posição. Antes eu era muito ‘vai de qualquer jeito’. Hoje sou mais consciente, mais consolidado. O que eu fazia bem lá atrás, eu sigo fazendo hoje, só que com mais qualidade.”
O primeiro compromisso de Murilo com a camisa Capa-Preta será já no dia 7 de janeiro, valendo a taça da Supercopa dos Campeões Capixabas, contra o Vitória, na reinauguração do Estádio Salvador Costa. O lateral demonstrou ânimo ao poder fazer a sua reestreia com um clássico.
“Eu estou louco para começar. Acho perfeito já iniciar com uma responsabilidade grande, contra um rival histórico, valendo título. Eu até ficaria triste se a estreia fosse em um jogo sem peso. Ter a chance de disputar um título logo no primeiro jogo nos deixa muito mais motivados.”
Por fim, Murilo falou sobre a oportunidade de ter um calendário completo para o ano de 2026, temporada em que o Rio Branco disputa o Capixabão, Copa ES, Copa do Brasil e Série D. Confiante no elenco, o jogador acredita que o clube pode brigar por protagonismo.
“Eu falo isso com os meninos todos os dias: aqui só tem pé bom. Não tem ninguém que você toca a bola redonda e ela volta quadrada. É um elenco muito qualificado, muito unido, dá para ver isso no dia a dia. Se a gente conseguir dar liga, tenho certeza que vamos dar muito trabalho em 2026. O clube já tem peso, já tem camisa, e agora a gente vai buscar colocar o Rio Branco onde ele merece estar.”










