O Theatro Carlos Gomes foi reaberto nesta quinta-feira (18), após a reforma iniciada em 2023. Durante uma visita exclusiva aos espaços revitalizados, houve também uma coletiva com o governador Renato Casagrande, acompanhado de representantes do Governo do Estado, do Ministério da Cultura, do BNDES, da EDP e do Instituto Modus Vivendi.
Com quase 100 anos desde sua inauguração, o Theatro Carlos Gomes, localizado no Centro de Vitória, é um importante exemplar da arquitetura eclética no Espírito Santo e segue como um dos principais patrimônios culturais do Estado.
Durante a coletiva, o governador destacou que a reabertura do teatro representa um marco na valorização da cultura capixaba e na revitalização do Centro de Vitória. “Para nós, é uma grande alegria restaurar esse ícone da cultura capixaba”, afirmou.

O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, adiantou que, após a reinauguração para o público, o teatro retomará sua programação cultural. “A partir de sábado, um dos anúncios é a pauta aberta para receber mais propostas. Ainda teremos dias disponíveis para programar junto com os festivais e com as produtoras, além de receber espetáculos de outros lugares. Essa é a nossa perspectiva para esse novo momento do Theatro Carlos Gomes”, explicou.
A reabertura oficial ao público acontece neste sábado (22), em um evento na Praça Costa Pereira, em Vitória, que contará com concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) com o cantor Silva, além de visitação ao interior do teatro e uma intervenção artística.












