Somando os percentuais de ótimo, bom e regular, e também de péssimo e ruim, é verdade absoluta que os capixabas estão mais satisfeitos do quem o contrário quando avaliam a gestão Renato-Ricardo no Espírito Santo. Foi o que identificou a pesquisa do Instituto Perfil a pedido de ES Hoje no mês de outubro. Entretanto, ainda que levemente, os percentuais de ruim e péssimo aumentaram de 4,3% para 6,38% (péssimo) e 3,8% para 6,45% os que acham que a gestão do Governo estadual está ruim.
Esses números seriam irrelevantes, se não fosse o fato de que a melhor avaliação caiu de 16,83% – vindo num crescimento contínuo nas cinco pesquisas anteriores – para 15,04%, enquanto “bom”, que era a classificação dada por quase 45% dos entrevistados, ter descido para um percentual menor que 40%.
Outra questão que apresentou mudança em todas as seis rodadas de pesquisas realizadas desde o final do ano passado é quanto o peso do apoio do atual chefe do Poder Executivo estadual. Na pergunta “você votaria em nome apoiado pelo governador Renato Casagrande?” que saiu de 46,2% dos que disseram sim, para 41,19% em agosto e baixou para 35,74% (percentual semelhante ao identificado em fevereiro).
A maioria dos eleitores capixabas que participaram da pesquisa se classificam em posição política de direita, enquanto quase que em igual percentual se posicionam como de centro e esquerda.
-
Relembre as avaliações em dezembro de 2024, fevereiro, abril, junho e agosto
A pesquisa foi realizada entre 21 e 23 de outubro, em 40 cidades capixabas. A margem de erro é de 3,10% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.











