Dólar Em alta
5,352
9 de outubro de 2025
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em alta
5,352

Goggi responsabiliza Caixa por risco de tragédia no prédio Castelo Branco

O presidente da Câmara de Vitória, vereador Anderson Goggi (PROG), fez uma denúncia contundente na sessão desta quarta-feira (8), alertando para as condições precárias em que vivem mais de 100 famílias que ocupam o prédio Castelo Branco, de propriedade da Caixa Econômica Federal, no centro da capital, onde seria a sede da Câmara Municipal. Da tribuna, Goggi responsabilizou a instituição “de forma criminosa” caso ocorra qualquer tragédia no local.

“Se acontecer alguma coisa com aquelas pessoas que estão no prédio Castelo Branco da Caixa Econômica, nós iremos responsabilizar de forma criminosa os atores da Caixa”, afirmou o parlamentar, relembrando a visita técnica feita ao edifício. Segundo ele, o local apresenta condições insalubres: presença de ratos, baratas, cupins e estruturas improvisadas para a alimentação das famílias.

Goggi responsabiliza Caixa por risco de tragédia no prédio Castelo Branco
Foto: CMV

Goggi destacou que o prédio abriga idosos, crianças e mulheres, e classificou a situação como “desumana”. “Nós estamos denunciando da tribuna desta Casa. Se acontecer alguma coisa com aquelas famílias que estão ali dentro, as condições são desumanas”, disse.

O vereador afirmou que seu mandato vai acionar os órgãos de controle e fiscalização, com representações ao Município de Vitória, ao Governo do Estado e ao Ministério Público. Ele também direcionou críticas à vice-presidência da área de habitação da Caixa, a quem atribuiu responsabilidade direta pela situação.

Goggi questionou a ausência de políticas públicas efetivas para habitação: “Cadê o município para fazer casa? Onde está o governo federal que não faz residência digna para aquelas pessoas que estão ali? Não é uma ocupação desorganizada. A própria Caixa autorizou. A partir do momento que autoriza, é ocupação, e tem que respeitar quem está lá dentro”, ressaltou.

O parlamentar relatou ainda um episódio ocorrido há duas semanas, quando um morador de rua tentou entrar no prédio armado com um facão, gerando a necessidade de intervenção da Polícia Militar. “Se acontecer alguma coisa, as pessoas que estão ali não serão as responsáveis. Quem será punido são aqueles que estão autorizando e deixando de forma irresponsável”, alertou.

Ao final do discurso, Goggi reforçou o tom de urgência e advertiu que uma tragédia é iminente caso providências não sejam tomadas. “Nós estamos anunciando que irá acontecer uma tragédia dentro daquele prédio. Tem três andares com piso suspenso, onde famílias estão cozinhando em condições perigosas e a Caixa será responsabilizada”, concluiu.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas