Entre os dias 03 e 12 de outubro, o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, será palco da 47ª Festa da Polenta. O evento, considerado a maior manifestação da cultura ítalo-brasileira, terá como tema “La Nostra Storia”, resgatando memórias das primeiras edições e valorizando a tradição que tornou a festa referência nacional em gastronomia, cultura e voluntariado.
Entre os destaques da programação musical estão os aguardados shows da dupla Israel & Rodolffo e de Zé Ramalho, que vão dividir o palco com outras atrações regionais e nacionais (Confira na programação abaixo). A festa, que sempre atrai multidões, promete mais uma vez unir gerações em torno da boa música, das danças típicas italianas e das instalações que já são marca do evento, como a Casa da Nonna, o Paiol do Nonno e o Armazém da Polenta.
A grande novidade desta edição será o Memorial da Costura em homenagem ao desfile de eleição da Rainha da Festa da Polenta, que completa 34 anos de história. Neste espaço, os visitantes poderão conferir de perto a exposição de vestidos usados pelas soberanas ao longo dos anos, além de outros elementos que resgatam a trajetória do concurso, iniciado em 1991.
O desfile da rainha este ano terá sete candidatas, que subirão à passarela com trajes inspirados nas primeiras edições. Durante o intervalo da apuração, 15 das 32 ex-rainhas da Festa da Polenta farão uma participação especial, trajadas com roupas originais da década de 1990 e 2000, relembrando os momentos marcantes do evento no ano de suas coroações. Após a apresentação, os vestidos serão expostos no memorial para visitação durante toda a festa.
O Memorial da Costura também trará a delicadeza da colcha artesanal confeccionada pela Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo, que ficará exposta no local e será leiloada durante o evento. O espaço será completado com uma mostra de máquinas de costura antigas e trabalhos manuais, reforçando a importância da memória coletiva e do protagonismo feminino na preservação da tradição italiana.
Segundo a diretora cultural da Associação Festa da Polenta (Afepol), Andréia Rebuli, o objetivo é valorizar a história do concurso e o papel das mulheres que representaram a Festa. “A ideia é contar a nossa história na passarela e relembrar os fatos mais marcantes das primeiras edições do concurso de representatividade feminina italiana”, destaca.
Para o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Tarcísio Caliman, a edição de 2025 será especial justamente por unir tradição e inovação. “Este ano queremos proporcionar ao público uma experiência completa. Será um mergulho na nossa história, sem abrir mão da alegria, da música e da gastronomia que tanto encantam visitantes e moradores. Venham curtir a Festa da Polenta!”
Números da festa
E por falar em gastronomia, a culinária típica continua sendo um dos grandes atrativos da Festa da Polenta. Serão produzidas 20 toneladas de polenta, três a mais do que no ano passado, distribuídas em aproximadamente 20 tombos. A expectativa é reunir mais de 45 mil visitantes nos sete dias de programação, que poderão degustar os pratos no Polentão.
O local contará com um mapa indicando onde encontrar as delícias por meio de QR Code. E nas mesas também haverá QR Code para acessar o cardápio e localizar as opções gastronômicas no evento. O público poderá pedir o prato típico novamente pelo aplicativo Plus Delivery, que este ano inclui o macarrão à bolonhesa no cardápio. Outra novidade será a nova área temática dedicada ao café, onde será possível acompanhar todo o processo, da moagem do grão até a bebida filtrada.
A solidariedade e o envolvimento comunitário seguem como marcas da festa. No primeiro sábado (04), será realizada a meia-entrada solidária, em que o público que paga inteira pode pagar metade do valor do ingresso ao doar 1 kg de alimento não-perecível. Outros momentos especiais incluem a quinta-feira (09), com entrada gratuita e distribuição da polenta do tombo, e a sexta-feira (10), dedicada aos estudantes locais, quando cerca de 4.000 crianças acompanharão dois tombos exclusivos, às 9h e às 15 horas. Uma atração à parte será a polenta cenográfica, feita de isopor, resina, fibra e espuma, que permitirá ao público registrar fotos como se o panelão estivesse sempre em atividade.
Além da festa, a tradição de repassar recursos às entidades sem fins lucrativos continua sendo prioridade. Entre 1995 e 2023, mais de R$ 5 milhões foram destinados às entidades filantrópicas do município, sendo R$ 470 mil só em 2024. Com tantos atrativos, a Festa da Polenta reafirma sua importância como patrimônio cultural, social e econômico de Venda Nova do Imigrante.
Serviço: 47ª Festa da Polenta
Data: 03 a 12 de outubro de 2025
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – “Polentão”, Venda Nova do Imigrante (ES)
Ingressos: tiketo.com.br/evento/3562
Mais informações: www.festadapolenta.com.br