Por Jorge Buery
Ele esteve nas quatro linhas por 24 anos, dentro e fora do país, mas pendurou as chuteiras domingo passado no jogo Vitória x Porto Vitória, e agora anuncia que deseja ser técnico de futebol.
Nesse depoimento exclusivo ao portal ESHOJE, Edinho fala abertamente sobre o seu momento de emoção, planos de vida, e só não revela de pronto, qual jogador pode continuar o seu legado no futebol capixaba.
A Despedida
“Falando sobre o final da partida de domingo, os meus planos era classificar, com todo o respeito à equipe do Porto, era a gente classificar, e eu fazer essa despedida, na final, no Kleber Andrade, diante do Rio Branco. Mas, muitas das vezes, o plano do homem não é o mesmo plano de Deus, e Deus não permitiu, achou melhor que terminasse esse jogo de domingo mesmo, e eu sou muito grato a Deus por isso”.
Mensagens recebidas
“Do final do jogo para cá, eu tenho recebido muitas solicitações de mensagem, Instagram, WhatsApp, ontem eu cheguei em casa, eu nem respondi todo mundo, deixei o celular mais no canto, meus filhos, minha esposa, e hoje respondi algumas pessoas. Mas o sentimento que eu tenho hoje é de muita gratidão. De muita alegria de ter feito da minha carreira durante 24 anos com muita dedicação, com muito caráter, com muito trabalho, com muito pé no chão, com muita humildade”.
A Emoção
“Muitas mensagens eu recebo, muitas vezes eu tenho até me emocionado. Não vou falar que tá sendo difícil, mas assim, parece que a ficha não caiu ainda, parece que eu vou continuar jogando ainda. Mas enfim, a maioria das mensagens são muitas pessoas até mesmo pedindo para não parar agora, para jogar pelo menos na Copa do Espírito Santo, que querem ver mais um pouquinho, dentro do campo e tal. Eu cheguei à conclusão, juntamente com a minha família e Deus, que a hora é essa e eu sou muito grato por isso”.
O “tamanho” do Edinho
“Eu não sabia do tamanho que eu tinha no Espírito Santo. Muita criança, muito adolescente, até mesmo adultos, mandando áudio, mensagem, marcando no Instagram, meio que assim, sem acreditar no encerramento da minha carreira. E eu tenho fé em Deus que Deus vai me dar toda a sabedoria para poder estar assimilando essa nova fase, esse novo ciclo da minha vida agora. Eu tenho fé em Deus que eu vou me dedicar ao máximo, para que eu possa também obter sucesso e reconhecimento como foi como jogador”.
Edinho treinador
“O meu primeiro objetivo agora é descansar essa semana, e a partir de semana que vem, já começar a fazer alguns contatos com alguns amigos, poder dar início às minhas licenças da CBF. Quero fazer a licença B e a A. Se eu vou exercer o papel de treinador, aí só o futuro dirá. Mas eu quero estar licenciado para quando surgir a oportunidade, eu poder estar já todo com os meus documentos de permissão de treinador”.
O substituto
“Sobre um jogador, o qual possa me substituir, o qual eu vejo que tem uma personalidade, uma coisa muito grande assim… eu acho que vou ter que deixar para te responder um pouquinho mais à frente, tá? Tem alguns em mente, mas não estão jogando no Estado. Eu vou esperar um pouquinho mais, e te falo em breve”.









