Por ocasião dos fatos ocorridos após o encerramento da partida Rio Branco 2 x Desportiva 2, deste sábado, no Estádio Kléber Andrade, válido pelo primeiro jogo da fase semifinal do Capixabão 2025, quando um tumulto ocorreu envolvendo dirigentes da Desportiva e do Rio Branco, a Desportiva Ferroviária usou as redes sociais e publicou, neste domingo (16), Nota Oficial, relatando a versão oficial do clube, e segundo a publicação “repudiando a nota emitida horas antes pelo Rio Branco”.
Segue a íntegra da publicação da Desportiva:
“A Desportiva vem a público lamentar o tumulto ocorrido após o clássico contra o Rio Branco na tarde de ontem e repudiar a nota oficial publicada pelo nosso rival, a qual escamoteia fatos de manheira sínica no intuito de defender um personagem folclórico, o qual, mais uma vez, não mediu esforços para criar confusão contra nossos jogadores, membros da comissão e staff.
Vamos aos fatos, os quais certamente, podem ser provados por imagens e testemunhas.
Após o final da partida, já passando pela área dos vestiários, o presidente da associação do Rio Branco, com tom jocoso, questionou um atleta do próprio Rio Branco, por conversar pacificamentecom o executivo de futebol da Desportiva. Ao ser questionado pelo tom desrespeitoso contra a nossa instituição, ele desferiu uma cusparada contra o nosso executivo, que repudiou veementemente o ocorrido, mas preferiu se afastar para não ter maiores problemas.
Visivelmente alterado, o folclórico presidente, continuou a provocação ao invadir e cometer diversas agressões verbais e físicas contra a nossa equipe. Na situação mais grave, tirou satisfação, empurrando o rosto do centroavante grená, JoãoGuilherme, com dedo em riste, por conta de uma suposta comemoração desrespeitosa após o segundo gol grená, a qual claramente não existiu. Mesmo sendo contido à força, o presidente continuou ameaçando agredir o atleta e, enquanto nosso executivo de futebol tentava interromper tais atos, o dirigente adversário também tentou desferir-lhe uma joelhada, quando então foi revidado, com um soco, de modo impensado e reativo. Vale mencionar, no entanto, que o soco pegou de raspão e, felizmente, não causou qualquer dano físico ao presidente.
Apenas o final do ocorrido e o revide foram registrados por imagem ao vivo, uma vez que somente após a formação de um tumulto as atenções se voltaram ao ocorrido, o que de nenhuma forma afasta a responsabilidade do Rio Branco por tudo o que ocorreu. De nossa parte, estamos angariando imagens completas e conclusivas para apresentar aos órgãos competentes, e também os profissionais ameaçados e agredidos por ele já registraram boletim de ocorrência, com suas declarações verdadeiras, sobre tudo o que ocorreu, e para a apuração correta dos fatos e imagens obtidas.
Após o encerramento do tumulto, o dirigente adversário, que apresentava sinal de embriaguez, foi procurado para realizar exame de corpo de delito, e teste do bafômetro, para que os fatos pudessem ser apurados corretamente e suas acusações e afirmações pudessem ser verificadas. O mesmo não concordou em ir até a delegacia.
A Desportiva reconhece que, mesmo que em forma de revide, não se deve utilizar a força como recurso, e assumimos o compromisso de orientar e preparar os nossos profissionais para que novos episódios não ocorram. Repudiamos qualquer tipo de violência, dentro e fora de campo. E por isso, nos desculpámos com os torcedores que estiveram no Kléber Andrade, e que fizeram uma linda festa.
Adicionalmente, medidas administrativas estão sendo tomadas, contra o executivo de futebol grená, o qual se desculpou e reconheceu o seu erro.
Por fim, repudiamos a nota oficial do Rio Branco. A busca pela melhoria da imagem do futebol capixaba deve ser constante, não seletiva, e ao lermos a nota sabendo que muitos membros do clube presenciaram o que realmente ocorreu, nos causa indignação. Faltou coragem para expor a verdade e criaram um contexto de vitimismo para livrar o real causador do tumulto”










