Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Reforma trabalhista precisa ser revista em alguns pontos, diz economista da Rede

A reforma trabalhista conduzida pelo governo de Michel Temer foi na direção correta, mas precisa ser revista em alguns pontos, disse nesta sexta-feira, 10, o economista André Lara Resende, um dos responsáveis pela parte econômica do Programa de Governo candidata à Presidência da República, Marina Silva (Rede Sustentabilidade).

Para o economista, a legislação trabalhista precisa ser mais equilibrada nas suas relações. Lara Resende disse que mesmo depois da reforma a legislação continuou a manter uma grande distorção do mercado trabalhista no Brasil, que é o de procurar proteger quem está empregado, de proteger quem é sindicalizado.

Lara Resende diz que a “pejotização” é outro ponto na questão trabalhista que precisa ser revertida porque, entre as várias inconsistências, contribui para manter elevado o déficit da Previdência.

Sistema tributário

O economista prega uma racionalização do sistema tributário brasileiro para aumentar a competitividade da economia e sanear as dificuldades fiscais pelas quais o País passa nos últimos anos.

“Nosso sistema é muito dependente de impostos indiretos. Apenas os subsídios a determinados setores têm custo de dois a quatro pontos porcentuais do PIB”, disse, durante debate promovido pelo Grupo Estado em parceira com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). “Temos que rever todas as desonerações e subsídios, precisamos racionalizar o modelo”, declarou.

De acordo com Lara Resende, enquanto alguns segmentos da economia são beneficiados com extensas isenções fiscais, outros são penalizados com “alíquotas absurdas”. “Um exemplo disso é o setor bancário, que é altamente tributado, o que impede aquisições e investimentos no exterior”, comentou.

Um dos passos dessa “racionalização” proposta pela campanha da Rede, disse o economista, seria reduzir o imposto sobre os lucros das empresas e tributar o pagamento de dividendos. “Essa revisão de subsídios e ajustes na tributação das empresas poderia até levar, eventualmente, a uma redução de tarifas”, explicou Lara Resende.

Venda de ativos públicos

A venda de ativos públicos como forma de reduzir o endividamento é uma estratégia arriscada e que não deverá ser implementada em um eventual governo de Marina Silva (rede), afirmou Lara Resende. Para ele, a venda de ativos públicos como forma de “forçar” superávit primário no curto prazo pode inviabilizar o crescimento.

“Há um risco em vender ativos públicos estratégicos, como a Petrobras e a Eletrobras, sem que sejam resolvidas as causas do problema fiscal – o fisiologismo e o corporativismo”, disse o economista.

Em uma crítica às propostas da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) e a declarações do economista Paulo Guedes, coordenador da campanha do militar, Lara Resende afirmou que é preciso ter cuidado na venda de ativos públicos à iniciativa privada. “A ideia de privatizar para pagar dívida e gasto corrente não é boa. Sem consertar as contas públicas, é possível que, daqui a dois ou três anos, o País se encontre em déficit e sem os ativos”, emendou.

O economista ressaltou que o Estado deve ter um norte muito claro sobre as empresas estatais. “O Estado não deve ser empresário, só pode atuar naquilo que é estratégico”, comentou.

No caso da Eletrobras, ele afirmou que, antes de um processo de privatização, é necessário criar um marco regulatório sólido. “As implicações ambientais são muito sérias”, explicou.

Francisco Carlos de Assis e Caio Rinaldi
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas