O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB, mas a caminho do União Brasil), demonstra ter um poder agregador diferente dos demais do Espírito Santo. Ele, que será o futuro presidente do União Brasil do Estado, vem dialogando com gregos e troianos.
Euclério é time do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que até o visitou nesta quinta-feira (13). O prefeito de Cariacica ainda se recupera da cirurgia de transplante de rim, mas já vem tocando as atividades políticas, sejam a favor do município ou de iniciativas de legenda.
Fato é que ele, por ser um político conservador, consegue estar em boas relações com diversos atores de cores partidárias. Não à toa recebeu também o deputado federal Evair de Melo (Progressistas) e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
No recente levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, publicado na última terça-feira (11), apareceu em quarto lugar nas intenções de voto, com 8,9%, ficando atrás de Sergio Vidigal (PDT), 15,7%; Ricardo Ferraço (MDB), 18,1%; e Pazolini, 27,2%.
Como costumamos dizer, pesquisa é retrato do momento e verifica-se que o prefeito de Cariacica tem espólio de votos para ajudar quem for para a batalha no ano que vem.
A questão toda é a definição do grupo de Casagrande sobre quem será o candidato. A princípio, tudo leva a crer que será Ricardo. E o União Brasil, seu futuro partido, já firmou compromisso com a dupla para apoiar a iniciativa. Mas e se não for? Uma candidatura com tons de mais “esquerda” para a população agradaria a Euclério?
Os arranjos são necessários, até mesmo para firmar o pensamento do qual Casagrande vem compartilhando, de não parar uma linha de atividade (leia-se grupo) que dá certo e trocar por outra que teria de começar novamente.
É necessário combinar com todos, inclusive com os eleitores, para que isso tenha sucesso.
***
Animação
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), retornou de Brasília nessa quarta-feira (12), para participar da posse de Sergio Vidigal (PDT) como secretário de Estado de Desenvolvimento. E o socialista, ao lado do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), demonstrou muita animação com o treinão que realizará com o canela-verde neste sábado (15).
***
Mudança
Sandro Locutor pediu para sair do cargo que ocupava na Secretaria da Casa Civil. Ele se encontrou com Casagrande nesta quinta (13).
Saído
Outra exoneração no governo do Estado tem relação com outro figurão que saiu recentemente. Dizem que era praticamente impossível não dissociar essa pessoa do antigo gestor. Faz parte.
Quase um na moita
Ainda sobre Brasília, relatos de que um jantar entre capixabas não foi tão assim prestigiado. Sinais?
***
Apoio do presidente

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), participou nesta semana de agenda dedicada aos novos chefes dos Executivos municipais e foi ao encontro do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. “Apoio do presidente com a bênção de Deus (ao fundo a Catedral de Brasília)”, escreveu o colatinense, que também lidera o PSD do Espírito Santo.
***
Seguindo o ritmo
Governo do Estado, por enquanto, segura a lista de projetos de leis a ser encaminhada para a Assembleia Legislativa em função, justamente, do processo de formação das comissões permanentes.
Repost
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), não diz que é pré-candidato ao governo estadual. Contudo, republicou stories de aliados que repercutiram a liderança dele no levantamento da Paraná Pesquisas.
Oposição
A vereadora da Capital Karla Coser (PT) segue com sua toada de questionamentos à gestão de Pazolini. Nesta semana, colocou até óculos escuros, em alusão a um recente vídeo do prefeito, para questionar sobre a visão do republicano a respeito da cidade.
De olho
É preciso também ficar atento às movimentações de Dárcio Bracarense (PL). O vereador conservador já vem tendo embates com parlamentares do PT, debatendo agenda nacional e, também, cutucando o prefeito. Bracarense, segundo consta, tem pretensões de voos maiores em breve.
“Viva o Amor”
O senador Magno Malta (PL) lançou nova música nas plataformas on-line – lembrando que ele tem carreira de cantor gospel. Trata-se da canção “Viva o Amor”. “Este é o início de uma nova fase, trazendo de volta músicas que marcaram a trajetória de Magno Malta na música cristã”. Ok, ok!
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um político aparenta estar perdido, sem ter noção das consequências de o que fala.
Tá na rede
“Na reunião da bancada capixaba no Congresso com os prefeitos e vereadores eleitos no Espírito Santo, reforcei que é a população quem ganha quando todos trabalhamos juntos em prol do nosso estado”
Fabiano Contarato (PT), senador










