Um aluno, de 15 anos, entrou em uma escola no bairro Tabaraja, na Serra, armado com uma pistola calibre 380, com um carregador com capacidade para 15 munições, e dois rádios comunicadores.
O caso aconteceu noite de quinta-feira (16). Policiais militares da Companhia Especializada de Patrulha Escolar foram chamados para ir até escola após vários alunos informarem a coordenação e direção que havia um aluno armado e mostrando para vários colegas.
Ao ser chamado na coordenação, o aluno, inicialmente, negou, mas depois confessou que estava com a arma de fogo em uma bolsa, além dos dois rádios comunicadores. Diante disso, os avós paternos deles foram chamados.
Quando a Polícia Militar chegou, o aluno estava na sala da direção com os avós, o diretor e o coordenador. A mochila dele foi averiguada e a arma encontrada, junto com os dois rádios comunicadores.
Segundo o adolescente e o avô dele, a arma era de um tio do menor, que é caminhoneiro e, afirmaram, tinha a posse da arma. Porém, não foi possível confirmar essa informação, visto que o homem não estava no local e também não compareceu à delegacia com o referido registro.
Após realizar busca pessoal no adolescente, foi encontrado, no bolso da bermuda, uma cápsula de munição deflagrada de 380. Ao ser questionado, ele disse que tio (o portador da arma) sacrificou um cachorro com um tiro e que, após isso, ele foi até o local e pegou a cápsula.
Sobre os dois rádios comunicadores, o adolescente disse eles foram encontrados em um terreno baldio perto da casa dele. Em relação a arma, voltou a dizer que era do tio, afirmando que o homem o ostentava a arma em casa para a família e amigos.
Por saber onde era guardada (parte superior do guarda-roupa), o adolescente disse que tirou uma foto para mostrar aos colegas da escola e eles não acreditaram. Por isso, ele se sentiu encorajado a pegar a pistola e levar até a escola, para, nas palavras deles, ostentar e provar que não estava mentindo.
O adolescente foi encaminhado para a 4ª Delegacia Regional, acompanhado pelo avô. Durante a confecção da ocorrência, foi entregue na delegacia o registro da arma em nome do tio do adolescente.
A Polícia Civil informa que o adolescente foi encaminhado à Delegacia Regional de Cariacica. Ele assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo e foi reintegrado à família, após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público, quando solicitado.










