Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,116

Além de um caso de febre amarela confirmada, ES investiga outros 21

VACINA-contra-Febre-amarelaApós o Ministério da Saúde confirmar o primeiro caso de febre amarela humana no Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de saúde (SESA), assumiu que em todo território capixaba há, até agora, um total de 22 notificações da doença. E que três pessoas já podem ter morrido. O único caso confirmado, no entanto, até esta terça-feira (24) é de um lavrador de 44 anos, morador da área rural da cidade de Ibatiba, no sul capixaba.

No total, a Sesa recebeu 22 notificações de casos suspeitos, sendo que 21 estão sob investigação e um caso confirmado. Destas suspeitas, 13 pacientes ainda estão internados, sendo quatro em estado grave, seis em estado estável e os outros três estão internados em hospitais particulares, por isso não há informação. Outros seis tiveram alta hospitalar e três mortes estão sob investigação.

O resultado das primeiras amostrar enviadas pela Sesa a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, confirmou o primeiro caso humano da doença. O lavrador vítima da doença começou a manifestar os sintomas em 12 de janeiro e chegou ao pronto-socorro de hospital de Ibatiba com febre, dor no corpo e vômito. A Sesa não deu detalhes sobre local de internação do homem, mas garante que ele já apresenta melhoras, tendo deixado a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nesta segunda-feira (23), e seguido para a enfermaria.

Dos três óbitos que estão sendo investigados dois aconteceram em Ibatiba e outro em Pancas. Todos são homens e tiveram contado com área rural.

O secretário de saúde, Ricardo de Oliveira, destaca que em área urbana, o Espírito Santo segue sem risco da febre. Além disso, ele diz que o perigo de uma pessoa que está com febre amarela passar para o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, é entre ás 24 horas anterior ao inicio dos sintomas até o quarto dia. Após esse período não há mais perigo de passar para o mosquito.

“Não há motivo de pânico. Esta febre amarela que estamos tendo é silvestre. Esta correria que está indo aos postos está impedindo que as pessoas que necessitem de verdade não tomem. Nós não temos nenhuma ameaça nas áreas urbanas do Espírito Santo e eu peço para que as pessoas não se dirija para as áreas de mato do Espírito Santo”, afirma.

O secretário também diz que quem tomar a vacina não pode doar sangue por ao menos quatro semanas. Ele ressalta que uma vez que se toma a vacina, a pessoa já fica imunizada. Além disso, ele diz que os hospitais referencias para o caso é o Dório Silva e o Imaba.

Para as crianças, Oliveira diz que fica a cargo do Ministério de Saúde analisar a possibilidade de colocar a vacinação de febre amarela como vacina de rotina. Logo, as crianças poderão tomar assim que nascerem.

Vacinas

A população capixaba, alarmada, lota unidades de saúde e diversos pontos de vacinação em todo Estado. Até o momento chegaram 500 mil de doses de vacina e o Governo solicitou ao Ministério da Saúde mais 1 milhão – 500 mil devem chegar nesta quinta-feira (26). Mas ainda não há previsão para o Ministério da Saúde envie este novo lote ao Estado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas