Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Chegada ao novo aeroporto de Vitória será pelo mar da Praia de Camburi. Assista!

aeroporto_de_vitoria-132315
Novo aeroporto de Vitória está em obras há mais de 10 anos

A chegada ao novo Aeroporto de Vitória será pelo mar da praia de Camburi, na capital. Os primeiros testes de sobrevoo e vistorias na infraestrutura por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) começaram a ser feitos na última terça-feira (6). A inauguração, marcada para o próximo dia 29, depende dessa liberação.

Segundo o gerente de engenharia da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Giuliano Capucho dos Santos, a ANAC deve fazer duas visitas ao novo aeroporto. O objetivo, nesse momento, é conferir se o que está elaborado no projeto foi executado dentro dos padrões de segurança.

Giuliano Capucho disse que a segunda visita acontecerá este mês (ainda sem data) e valida a operação – momento, por exemplo, em que a pista pode ser homologada. Ainda segundo ele, a pista recebeu dois circuitos de balizamento (luminárias da pista) com operação independente, diferentemente do que ocorre na pista atual. Isso significa que, se houver pane em qualquer dos equipamentos, a operação do aeroporto será mantida por conta da curta distância entre as luminárias, de 60 metros.

“Nós construímos duas subestações de cabeceira, colocamos 50% desses circuitos em cada uma delas. Se uma subestação de cabeceira apaga, por alguma questão externa, a outra mantém 50% do sistema funcionando, que está dentro dos mínimos para a continuidade da operação”.

De acordo com gerente, estão descartados quaisquer riscos de paralisar a operação por causa do balizamento. “Se as duas subestações apagam, nós temos o sistema de redundância de geradores nessas subestações, na saída, para manter o sistema de balizamento funcionando. E mesmo se os geradores das subestações caírem, nós temos os geradores do sistema de energia central, que fica na central de utilidades, que mantém todo o sistema de emergência e necessária operação do aeroporto em funcionamento”.

R$ 523,5 milhões

Segundo a Infraero, o novo aeroporto de Vitória custou R$ 523,5 milhões. Foram consumidos 240 milhões de litros de água para umectação; 60 mil sacos de cimento e 400 mil blocos de alvenaria. Para erguer o empreendimento, foram utilizados 4,5 mil toneladas de aço; 20 mil metros quadrados de granito e mármore; 4 mil metros quadrados de vidro; 800 quilômetros de cabos (elétrica e eletrônica); 25 mil metros de dutos para instalações hidrossanitárias. 1.800 homens trabalharam na construção e 500 mil viagens de caminhões foram feitas para transportar os materiais.

A Agência Nacional de Aviação (ANAC) informou que não pode adiantar o que foi vistoriado, e o que relatório final não tem previsão para sair.

Confira o vídeo do sobrevoo:

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas