Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Trabalhadores da educação podem paralisar as atividades na semana que vem

Uma greve geral, dessa vez contra a reforma da previdência, está sendo convocada para o dia 5 de dezembro. O comunicado está no site do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes-ES). Eles pretendem se reunir na Praça de Jucutuquara, em Vitória, as 9h30, e depois seguirem para a Praça Oito, no centro da capital, onde haverá um ato político.

O comunicado no site do Sindiupes informa que a convocação é feita junto a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e organizada pela Central Única dos Trabalhadores ES (CUT-ES). O ato antecede a votação da reforma da previdência, prevista para acontecer no dia 6 de novembro.

O Sindiupes considera que ao contrário da propaganda do governo, o novo texto da reforma da previdência não corta privilégios, como as altas aposentadorias dos parlamentares, “mas continua atacando apenas a classe trabalhadora, que terá de trabalhar mais, ganhar menos e, se quiser receber o valor integral da aposentadoria, contribuir durante 40 anos, sem ficar nenhum período desempregado”.

Na CUT-ES a informação é que se trata de um ato nacional convocado por mais sete centrais sindicais: Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Intersindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central e a CSP Conlutas.

A CUT informou também que o ato não tem relação com a vinda do ex-presidente Lula, que estará no Estado nos dias 4 e 5 de dezembro. No horário previsto ele estará no interior do ES.

O site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), informa que a orientação é que todos os modais de transportes das centrais sindicais façam uma grande paralisação nas suas bases, e depois participem dos atos públicos nas capitais.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários do ES (Sindirodoviários), Edson Bastos, informou que até o momento não foi procurado para falar sobre o assunto. “Tudo é conversado. O sindicato não vai aderir a uma greve sozinho”, afirmou. No entanto, Bastos ressaltou seu posicionamento contrário à reforma: “se a população brasileira soubesse da gravidade que é mexer numa previdência, todos iriam para a rua”.

A diretoria do Sindiupes-ES foi procurada pela reportagem para comentar se haverá aula na rede pública de ensino e se a paralisação pretende se estender, mas não atendeu as ligações.

.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas