Dólar Em baixa
5,105
20 de maio de 2024
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,105

Municípios capixabas estão esperançosos com a retomada do programa “Mais Médicos”

A retomada do programa “Mais Médicos” anunciada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, acendeu uma chama de esperança nas secretaria municipais de saúde de todo Espírito Santo

Lançado em 2013 no governo de Dilma Rousseff (PT), o programa buscava aumentar o quantitativo de profissionais de saúde nas unidades de atenção primária, principalmente no interior brasileiro.

Grande parte desses profissionais era cubanos, ponto principal das criticas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, em 2019, durante mandato, realizou alterações no programa, que passou a se chamar “Médicos Pelo Brasil”.

Bolsonaro questionou a preparação dos profissionais cubanos e condicionou a permanência dos estrangeiros à revalidação do diploma e à contratação individual dos médicos, à parte do convênio entre os governos brasileiro e cubano.

Desta forma, Cuba deixou de fazer parte do programa e levou junto todos os oito mil profissionais atuantes no Brasil.

O que dizem os municípios?

A secretaria municipal de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, diz que, em 2019 o município contava com mais de 100 médicos cubanos no “Mais Médicos”. “A Serra perdeu muito com o fim do programa. Hoje, temos uma média de 50 médicos ligados pelo programa Médicos pelo Brasil. Enfrentamos uma dificuldade na fixação desses profissionais porque o município é muito grande com distâncias consideráveis e isso reflete muito no interesse dos profissionais”.

Em 2018, eram 475 médicos atuando na atenção primária da Serra. Em 2022, esse número caiu para 293. “Teve uma redução grande na oferta. Temos dificuldade em atender a toda demanda e necessidade da população do município”, afirma Bernadete.

“A esperança não só da Serra, mas como nos demais municípios do país, é o retorno de um programa de oferta de médicos que, independente do nome que carregue, tenha uma oferta maior para os municípios, para podermos investir mais na atenção primária de saúde”, pontua a secretária

Em Vila Velha, atualmente, 22 médicos bolsistas atuam na Atenção Primária a Saúde (APS), nas diversas unidades básicas do município pelo programa “Mais Médicos”. Com a participação no “Médicos pelo Brasil”, o município canela-verde recebeu mais cinco médicos bolsistas para cobertura das vagas nas equipes de saúde.

Atualmente, o município tem a confirmação de seleção de sete novos profissionais, que atuarão nas Unidades de Saúde, para melhoria e ampliação da cobertura de Atenção Primária a Saúde (APS) para a população.

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informou que a capital não deixou de aderir ao “Mais Médicos” e no momento, há 22 profissionais atendendo pelo programa nos serviços de saúde do município.

Já Cariacica disse, por meio da Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus), que aguarda as diretrizes e novas condicionantes do “Mais Médicos” para avaliar o retorno do programa ao município.

Em nota, a Secretaria de Saúde (Semsa) de Guarapari informou ter grandes expectativas para a retomada do programa. “Temos expectativa de receber profissionais competentes, que entendam e atendam as necessidades do município”.

O município informou que grande parte do profissionais do antigo programa migraram para o atual. “Anteriormente, Guarapari contava com 18 médicos do Programa Mais Médicos. Agora, com o novo Programa Mais Médicos pelo Brasil, conta com 12, sendo quatro profissionais do  Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) e cinco efetivos”.

As prefeituras de Viana e Fundão também foram procuradas pela reportagem a respeito da questão. A matéria será atualizada conforme envio de notas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas