Dólar Em baixa
5,073
4 de maio de 2024
sábado, 4 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,073

Núcleo duro do Governo Casagrande poderá ser mantido, mas decisão só em dezembro

Tyago Hoffmann, Davi Diniz, Alvaro Duboc, Valezia Perozini, Flavia Mingnone, Fabio Damasceno e Givaldo Vieira: todos em comum cargos de confiança e membros diretos do núcleo duro do Governo Renato Casagrande (PSB). Todos fizeram parte da gestão 2011-2014 e 2019-2022, e poderão seguir entre 2023 e 2026. Principalmente Duboc.

A afirmação foi dada pelo governador reeleito, em entrevista a ESHOJE nesta segunda-feira (31), um dia após o resultado. Segundo Casagrande, a decisão mesmo só será anunciada em dezembro, mas o fato é que todos que deixaram seus cargos em férias para se dedicarem à reeleição, já poderão voltar. Exceto o secretário de Saúde, Nésio Fernandes.

“O Álvaro sim, está no governo. De todos que saíram, o único que continua de férias é o Nésio Fernandes. Não sei se ele volta. Vamos conversar em novembro”. E sobre os demais, completou: “Ainda não discuti, só em dezembro. Não disse nem sim nem não para ninguém, ainda. Essa posição só em dezembro”, afirmou.

Nos bastidores a informação é que o “mergulho” do titular da Sesa foi um sacrifício para atender a um pedido dos prefeitos, que durante as eleições – sobretudo na reta final – foram fundamentais para manter o apoio dos bolsonaristas capixabas com Casagrande. No Espírito Santo a maioria dos prefeitos são apoiadores do presidente Bolsonaro. E foram os que sustentaram o movimento “Bolsogrande”.

Nésio Fernandes sempre reforçou sua posição ao lado do presidente eleito, Lula da Silva, e foi necessário tirá-lo da campanha para que o “Bolsogrande” se fortalecesse. A participação dos prefeitos, segundo o governador, foi fundamental.

O mercado político capixaba destaca, sobretudo, a atuação do prefeito Euclério (Cariacica) e de Arnaldinho Borgo (Vila Velha), bem como a de Enivaldo dos Anjos (Barra de São Francisco). Comenta-se o quanto se arriscavam os da Grande Vitória, uma vez que se o resultado fosse o contrário, o grande volume de investimentos nas cidades administradas por Euclério e Borgo, poderiam ser perdidos.

“Quero destacar todos que estiveram conosco. Diversos tiveram a mesma intensidade na campanha. Dos 72 ou 73 que estiverem conosco, alguns se envolveram muito, mais por perfil deles, mas todos trabalharam. Não destaco um especial, agradeço a todos”, resumiu. (com informações de Thais Rossi)

Quem são?

Gilvado Vieira foi vice-governador de Casagrande na gestão 2011/2014, e no último governo comandou o Detran-ES, saindo para concorrer a deputado federal. Nos quatro anos do governador sem mandato, Givaldo foi deputado federal.

Tyago Hoffmann foi considerado o “super-secretário” de Renato Casagrande, e no pleito de 2022 foi eleito deputado estadual. Informações dão conta que ele poderá se licenciar tão logo assumir o mandato (em fevereiro de 2023), voltar ao Executivo e dar espaço a Bruno Lamas, deputado estadual que não foi reeleito. Até sair para concorrer a estadual, liderou a Sectides, pasta que foi criada pelo governador reunindo tecnologias, ciência e inovação ao desenvolvimento, mas já esteve à frente das secretarias de Governo e Casa Civil do Estado, no primeiro mandato de Renato Casagrande.

Valesia Perozini foi chefe de gabinete durante toda a trajetória política do governador.

Davi Diniz, no primeiro governo do atual chefe do Executivo estadual, ocupou o comando do Idaf e a Secretaria de Economia e Planejamento. No atual mandato é o titular da Casa Civil.

Alvaro Duboc é quadro efetivo da Polícia Federal há mais de 30 anos, foi, de 2012 a 2014, Secretário de Estado de Ações Estratégicas, iniciou o atual mandato como Secretário de Economia e Planejamento e na última mudança de secretariado foi remanejado para a Secretaria de Governo.

Fabio Damasceno sempre foi o responsável pela coordenação de mobilidade e transporte público nas gestões de Casagrande. No primeiro mandato sua secretaria era de Transportes e Obras Públicas e nas última remodelação de pastas, foi mantido neste comando, contudo a secretaria passou a ter o nome de Mobilidade.

Flavia Mignone é jornalista e coordenou o marketing da campanha de Casagrande na eleições de 2010. Com a vitória assumiu a secretaria de Comunicação, onde está novamente neste mandato.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas