Dólar Em baixa
5,115
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,115

Política e religião: evangélicos com Casagrande e católicos com Manato

O governador Renato Casagrande (PSB) lidera as pesquisas de intenções de voto para a reeleição no Espírito Santo com o apoio dos evangélicos em sua maioria. Católico, o socialista é apoiado por 30,33% dos eleitores que participaram da pesquisa, sendo que desse total, 13,33% se disseram evangélicos.

Já em relação aos eleitores que apoiam a reeleição, 11,83% se dizem católicos, 2,5% participam de outras religiões e 2,67% não têm religião alguma.

Na segunda posição, Manato (PL), que é evangélico frequentador da Igreja Cristã Maranata, tem quase metade dos eleitores que afirmaram que votarão nele católicos e o restante evangélicos – 4,92% e 4,58%, respectivamente. Um percentual de 0,58% participa de outras religiões e 1,25% de nenhuma.

Outro evangélico, membro da Primeira Igreja Batista de Vitória, Audifax Barcelos (Rede) também tem o apoio grande de católicos: 4,5% dos que responderam, diante de 1,5% de evangélicos, 0,25% de outras denominações e 0,75% não frequentadores de igrejas.

Veja os resultados das pesquisas para governador, senador e presidente

Também católico, Guerino (PSD), assim como Manato, tem apoio desses religiosos e evangélicos quase que no mesmo percentual: 3,75% e 3,5%. Já Erick Musso (Republicanos), que tem feito um trabalho forte com pastores, ainda não chegou aos eleitores pastoreados por essas lideranças, conforme levantamento realizado pelo Instituto Perfil.

Política e religião: evangélicos com Casagrande e católicos com Manato

Esse efeito contrário também foi visto na pesquisa presidencial. Evangélico e apoiado por pastores, o presidente Jair Bolsonaro tem no Espírito Santo a maioria dos que responderam que votarão no liberal católicos – 19,67%. Os que se dizem evangélicos representou 10,67% seguido por 4% sem religião e 1,5% participantes de outras doutrinas religiosas.

Lula, ao contrário, é apoiado por 13,25% evangélicos dos que assumiram votar no petista contra 10,58% de católicos. Os que disseram não irem à igreja representam 3,08% seguido por 2,42 frequentadores de templos diferentes de católicos ou evangélicos.

Política e religião: evangélicos com Casagrande e católicos com Manato

Mulheres com Casagrande

Todos os demais pré-candidatos tem como maioria o eleitorado masculino. Entre os que responderam o questionário eleitoral contratado por ESHOJE, somente Renato Casagrande tem maior percentual das mulheres eleitoras: 17,75%.

Política e religião: evangélicos com Casagrande e católicos com Manato

Veja o cruzamento de dados da pesquisa para presidente:

Política e religião: evangélicos com Casagrande e católicos com Manato

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas