Dólar Em baixa
5,119
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,119

Ensino, pesquisa e extensão no campo capixaba

Após 12 anos da criação da precursora do Incaper:  ACARES- Associação de Crédito e Assistência Rural do ES, foi fundado pelo Padre Humberto Pietrogrande, em 1968, o Movimento de Educação Promocional do ES – MEPES, criando a Escola Família Agrícola/EFA de Olivânia, em Anchieta/ES, pioneira no Brasil na adoção da Pedagogia da Alternância.

Para enfrentar a dura realidade rural capixaba daquela época, essas duas instituições tornaram-se parceiras, cujas missões convergiam para o apoio à agricultura familiar, através do sistema educacional formal (Mepes) ou do informal (Incaper), além da transferência de conhecimentos, assistência técnica e extensão rural às unidades produtivas de base familiar.

Essa parceria histórica de 54 anos materializa a trilogia “ensino, pesquisa e extensão” voltada, exclusivamente, para o meio rural capixaba. Neste percurso, vivenciaram períodos de maior ou menor aproximação, cada qual trabalhando para superar esses obstáculos, sempre solidárias.

Trazendo para os dias atuais, ressalta-se que, no início da atual gestão, o Governador do Estado determinou ao Incaper prioridade para retomada dessa cooperação técnica. Entretanto, a  pandemia do Covid-19, ao longo de 2020/21, acabou interrompendo o processo, mas que, agora, volta à tona, como prioridade de governo.

A predisposição política do Governador de reestruturar o Incaper e apoiar o Mepes abre, portanto, oportunidades para reflexões, tanto internas, quanto em conjunto, buscando correções de rumos para se adaptar às profundas transformações estruturais ocorridas no campo, além dos efeitos da revolução digital.

Assim, recomenda-se maior integração entre elas, indo além do atual apoio em recursos financeiros, sobretudo na área da educação. O desejável é garantir maior presença do pessoal técnico na vida das Escolas do MEPES; instalação de projetos de pesquisa nas áreas das EFAs; conceder estágios para os alunos das EFAs; viabilizar projetos agropecuários para recém formados nas EFAs, etc.

Com isso, o Incaper e o Mepes serão beneficiados, mas, muito acima deles, sairá beneficiada toda a sociedade capixaba, sobretudo a agricultura familiar.

Cleber Guerra
Diretor/DAF – Incaper

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas