Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Bolsonaro cresce e supera o ex-presidente Lula no Espírito Santo

O ex-presidente Lula da Silva (PT) caiu na intenção de votos dos capixabas, segunda pesquisa do Instituto Perfil. O levantamento realizado no mês de junho mostra que comparado a maio o petista teve uma perda de 5,23% das intenções. Enquanto o maior adversário, o presidente da República e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) saiu de 28,94% para 35,75%.

A pesquisa foi realizada pelo instituto a pedido de ESHOJE e está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-06818/2022.

Na pesquisa estimulada, quando se apresentam os nomes dos candidatos, Bolsonaro está na frente, seguido por Lula, com 29,33%. Já Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,25%, e André Janones (Avante) foi a opção de 2,25%.

Os demais candidatos aparecem tecnicamente empatados com cerca de 1%: Simone Tebet (MDB – 1,75%), Felipe Dávila (Novo – 1,17%), Vera Lucia (PSTU – 1,08%) e Pablo Marçal (PROS – 0,5%). Optaram por ‘branco ou nulo’ 14,25% dos eleitores pesquisados e 7,67% disseram que estão indecisos ou não souberam responder.

Rejeição

A pesquisa avaliou o grau de satisfação dos capixabas com o Governo Bolsonaro e 36,58% afirmam que o presidente faz uma gestão regular, enquanto 19,83% classificaram como péssimo, 17,83 avaliam como bom, seguido da avaliação “ruim” com 12,58% e “ótimo” com 10,75%. Apenas 2,42% dos entrevistados não souberam avaliar ou não responderam.

Apesar de o capixaba não se mostrar tão satisfeito com o atual governo, quando questionados em quem jamais votariam Bolsonaro tem praticamente o mesmo percentual de Lula: 26,75% e 26,5%, respectivamente.

Bolsonaro cresce e supera o ex-presidente Lula no Espírito Santo
Foto: Jefferson Judy/Agência Senado

Dos entrevistados que responderam ao questionamento do Instituto Perfil, 6% rejeita o nome de Ciro Gomes, enquanto André Janones e Felipe Dávila são rejeitados por 1.67%. Vera Lucia jamais seria votada por 0,83%, Marçal por 0,58% e Simone Tebet tem a menor rejeição com 0,08%.

Os indecisos representam 20,42&, enquanto “branco ou nulo” é que 15,5% disseram que vão votar no pleito de outubro.

Avaliação

Erasmo Lima – coordenador da pesquisa: “Aqui, teoricamente, apareceu a maior surpresa: pela primeira vez Jair Bolsonaro apareceu a frente do ex-presidente Lula, e inclusive fora da margem de erro. No total, a margem pontua com 5,9% (somado para mais com para menos), e Bolsonaro subiu 6,81%, quase 1% fora da margem estimada. 

Por sua vez, Lula, entre os capixabas, oscilou 5,23% para baixo. Vale lembrar, que Bolsonaro em 2018, obteve aqui no ES, 46,03% no primeiro turno. 

Os números apresentaram também um leve crescimento de, Ciro Gomes, André Janones e Simone Tebet. Felipe D’avila, Pablo Marçal, e Vera Lúcia, estiveram pela primeira vez em nossas medições. Já Luciano Bivar, dias antes de irmos a campo, deu declarações de desistência, assim como fizeram Dória e Moro, que já estiveram conosco nas aferições anteriores. Diante desta declaração de Bivar, o Instituto pensou por bem retirar o nome do mesmo das cartelas”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas