Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,130

Rodoviários avaliam abrir mão de reintegração e salários retroativos de demitidos na pandemia 

Rodoviários avaliam abrir mão de reintegração e salários retroativos de demitidos na pandemia 
Foto: Diego Almeida Araujo

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) avalia abrir mão ou não da reintegração e dos salários retroativos de trabalhadores da Viação Águia Branca, que haviam sido dispensados no início da pandemia de Covid-19. A reintegração consiste no retorno do empregado nos mesmos cargos e condições de antes da demissão.

Veja também > Covid-19: viagens de avião, ônibus e trem sofrem alterações no ES

Frota menor, menos clientes, janelas abertas: como as viações enfrentam a pandemia

A discussão acontece após audiência de conciliação trabalhista realizada nessa terça-feira (8), onde a empresa se propôs a readmitir, a partir da próxima quarta-feira (15), os trabalhadores, pondo fim a uma ação civil pública (ACP) que pretendia a reintegração desses trabalhadores.

A proposta discutida na audiência garante a readmissão de trabalhadores que haviam sido dispensados no início da pandemia de Covid-19. No entanto, o acordo ainda será discutido em reunião pela diretoria do Sindirodoviários-ES entre sexta-feira (10) e sábado (11), e só após isso será levado ou não em uma assembléia com os trabalhadores.

“A proposta da empresa não foi esperado pelo sindicato. Ela vai passar pela diretoria e se [a diretoria] entender que for uma proposta vantajosa vamos passar para os trabalhadores. Já se não for entendido isso, a gente nem vai passar pros trabalhadores, pois vamos informar direto ao juízo”, disse o advogado do Sindirodoviários-ES, Elton Borges Furtado, que ainda explicou que a empresa antes do acordo buscou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tentar suspender a reintegração, e sem êxito foi até Brasília em busca de uma liminar, que também não houve sucesso.

Em nota, a Viação Águia Branca informou que a audiência de conciliação trabalhista realizada na terça-feira, 08 de julho, foi construído um acordo entre a empresa e o Sindirodoviários-ES, que contempla, entre outros termos, a readmissão de parte dos colaboradores desligados durante o período da pandemia do coronavírus.

Caso seja aprovado pelo sindicato, os trabalhadores não serão obrigados a restituir aquilo que receberam em termos de acerto rescisório, bem como receberão um complemento de Fundo de Garantia equivalente a 50% da multa rescisória.

Já de acordo com a resolução em relação aos trabalhadores beneficiados com a decisão liminar na ação civil púbica e que não tenham interesse na readmissão, além da diferença de 50% da multa do FGTS, receberão ainda quatro parcelas de vale alimentação de R$ 500 por quatro meses. Os trabalhadores temporários que não foram alcançados pela decisão liminar na ação civil, receberão a diferença da multa do FGTS. 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas