Dólar Em baixa
5,105
20 de maio de 2024
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,105

Prometido para outubro, Semobi adia entrega do Terminal de Itaparica para o fim do ano

Interditado em julho de 2018, a ausência do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, impactou mais de 45 mil usuários que passavam pelo local diariamente. Em julho deste ano, a promessa era que a obra fosse entregue até outubro. Nesta quinta-feira (24), o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) – braço da Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana responsável pela obre – informou que, agora, a previsão de entrega é até o fim do ano.

De acordo com o departamento, no momento, está sendo realizado o assentamento de pastilhas em guaritas e bilheterias, recomposição de Pavi-S, acabamento do muro, escavação de área lateral à rodoviária para substituição do alambrado.

Além disso, a obra está passando pela colocação das gaiolas dos pilares, vigamento da fossa, retirada do alambrado fundo terminal, além da preparação técnica, ensaios e acabamento dos pilares. A ordem de serviço para a reconstrução do terminal  foi assinada em dezembro de 2019.

A construção do terminal é recente. Inaugurado em 2009, o local recebia mais de 30 linhas de ônibus, que tiveram que ser redirecionadas para outros terminais. A estrutura foi interditada em julho de 2018, após um laudo que detectou uma série de falhas no projeto.

A paralisação das atividades no local também impactou outros terminais da Grande Vitória. É o exemplo do terminal de Vila Velha, que acolheu 23 linhas realocadas e passou a lidar com a superlotação diária.

Ainda em 2018, a Procuradoria-Geral do Estado do Espirito Santo (PGE) ingressou com uma ação civil pública de R$ 15 milhões contra duas empresas e oito engenheiros responsáveis pelo projeto e execução da obra.

Na ocasião, a PGE informou que o projeto de engenharia estrutural não contava com a especificação de algumas dimensões de materiais a serem utilizados, nem a definição da altura de algumas peças. Quanto à execução, foi verificada a utilização de materiais inadequados e falta de solda no encontro das vigas com o telhado.

Os gastos para a reconstrução do terminal foram estimados em R$ 12 milhões.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas