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Dinheiro na Caixinha: alunos participam de projeto de educação financeira em Linhares

O Ceim Aristídes Pinto Caldeira, no bairro Aviso, em Linhares, está desenvolvendo um projeto de educação financeira “Dinheiro na Caixinha”. Por meio dele, alunos das turmas de 5 anos são inseridos na linguagem monetária na educação infantil. Por isso, os alunos participam de oficinas com confecção de cofrinhos, laços, porta retrato e chaveirinhos. Esses produtos têm sido comercializados na escola bem como nas famílias, por um valor simbólico, e a arrecadação será revertida no encerramento do ano letivo da turma.

A equipe pedagógica pontuou ainda que, seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19, a escola tem contado com o apoio das famílias. “As famílias estão utilizando suas habilidades para nos auxiliar. Esses dias por exemplo uma mãe fez uma doação e veio ensinar a fazer pulseiras. Com o auxílio das professoras, as crianças passam de sala em sala vendendo os produtos por um valor bem simbólico. A intenção é que os alunos tenham noção do dinheiro, da responsabilidade e de que as coisas são produzidas e que existe um valor para isso. O projeto também desenvolve as relações interpessoais e o trabalho em equipe”, pontuaram as pedagogas Marcela Almeida e Danielle Zacche.

As próximas etapas consistem na confecção de tabuleiro do jogo de damas e dado; Brincadeiras como amarelinha numérica, bingo e dama; Faz de conta do minimercado com produtos confeccionados a partir de panfletos de supermercado bem como com dinheiro de brinquedo.

A diretora Graciela Pessotti Adami explicou como surgiu a ideia de desenvolver o projeto, pontuando que as crianças também são consumidoras e precisam desde cedo serem preparadas para lidar bem com o dinheiro. A questão monetária também é um dos assuntos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para a educação infantil.

Projeto

“O projeto ‘Dinheiro na Caixinha’ será desenvolvido até o mês de novembro e, além de inserir a linguagem monetária na educação infantil, orienta o aluno sobre fazer escolhas, considerando objetivos individuais e coletivos. Enfatizamos com a criança que para alcançar sonhos e objetivos é necessário planejamento e prática. As atividades buscam estimular e encorajar os alunos na busca de soluções, explorando possibilidades que oportunizarão o desenvolvimento das múltiplas linguagens entrelaçadas a questões financeiras atuais”, disse a diretora, informando que as crianças farão a contagem das moedas arrecadadas antes do encerramento do ano letivo.

Enfim, para introdução do projeto, desenvolvido pelas professoras Aldemisa Porto Vieira Rodrigues e Paula Miria Batista Santos Loureiro, a escola organizou uma roda de conversa com as turmas, reuniões com as famílias e Leitura em voz alta: Os três porquinhos; Dona Baratinha; A árvore dos sonhos; Um, dois, feijão com arroz; Eu tropeço e não desisto; O menino, o dinheiro e os três porquinhos.

Crédito da imagem: Divulgação/PML

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