Dólar Em alta
5,130
17 de maio de 2024
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,130

Cesar Colnago sobre 2022: “Sou candidatíssimo a governador”

“Sou candidatíssimo e estou determinado”, afirmou o ex-vice-governador César Colnago (PSDB), quando perguntado sobre as eleições 2022. Ele está disposto a concorrer a governador enfrentando os nomes oficialmente postos na disputa, como o governador Renato Casagrande (PSB), Audifax Barcelos (Rede) e Carlos Manato (sem partido).

Colnago diz que não terá dificuldade de concorrer com os atuais aliados, como seu chefe direto na Assembleia Legislativa, o deputado presidente Erick Musso (Republicanos) – que nomeou Colnago diretor de recursos humanos do Legislativo estadual. “Nossa relação é de muita admiração”, destacou.

Na entrevista a seguir o médico, que já começou suas andanças pelas cidades capixabas no intuito de construir plano de campanha e de governo, fala sobre as possibilidades e críticas ao atual governo, cujo partido fez parte da aliança em 2018.

ESHOJE: O senhor vai mesmo concorrer a governador?
Cesar Colnago:
Sou candidatíssimo! Estou determinado e animado, visitando as cidades, conversando com a militância e com a população. Minha abordagem é mostrar que temos uma história no partido e no Estado. São 33 anos no PSDB, fui deputado estadual, deputado federal, secretário, vice-governador, e sou presidente do Conselho de Ética do PSDB. O Espírito Santo merece mais e preciso andar para conversar com as pessoas, ver os problemas, propor soluções. Claro que vamos passar pelas prévias do partido, mas meu nome é o único colocado. Estou gastando sola de sapato para conversar com todos.

Mas o senhor, que já ocupou diversos cargos, conhece as cidades capixabas!
Conheço, praticamente, todas as cidades e grande parte dos distritos. Tenho familiaridade com o interior, porque sou do interior, de Itarana. Fui secretário de agricultura uma vez e costumo dizer que o secretário de Agricultura é o que mais conhece o Espírito Santo. Tirando Vitória, todas as cidades têm na agricultura atividade econômica muito importante. Cerca de 80% dos produtores são pequenos e estou visitando todos.

Em suas andanças, como tem sido recebido?
O Espírito Santo merece mais e vamos procurar um futuro melhor, vamos fazer um projeto completo e coletivo. Estou ouvindo muitas críticas ao atual governo. As pessoas falam que ele tem uma equipe fechada. Que não dá retorno, que é lenta ou não efetiva o que promete. Casagrande não se coloca como líder que faz acontecer.

Não pensa em construção de chapa?
Não me coloco como oposição, até porque o atual governo contou com o PSDB na aliança que o elegeu. Mas nosso compromisso está terminando. O partido quer lançar candidaturas majoritárias, mas vamos conversar sobre todas as possibilidades e caminhos com partidos com os quais temos identidade política. 

Cesar Colnago sobre 2022: “Sou candidatíssimo a governador”
Em 2018 o PSDB, com Colnago, fez parte da aliança de partidos em torno da eleição de Renato Casagrande

O senhor foi vice do ex-governador Paulo Hartung, que tem diversos aliados se colocando como pré-candidato…
Conversei com Audifax há algum tempo, mas na época ele já estava decidido e nós ainda estudando. Vou procurar todos os pré-candidatos e até julho do ano que vem muita coisa pode acontecer. É um caminho em busca da efetividade da candidatura. Paulo Hartung é uma figura política muito importante e estamos conversando também. Com ele tenho uma relação pessoal.

Inclusive o seu “chefe” é pré-candidato…
Minha relação com Erick Musso é de muita admiração. Eu digo que ele tem um futuro brilhante. Ele faz a caminhada dele e eu a minha e vejo possibilidade de aliança para majoritária. Há identidade política entre nós.

Como médico, como avalia a Gestão Casagrande na pandemia do novo coronavírus?
Acho que fez uma gestão sensata, mas os mais pobres ficaram sem um diagnóstico mais claro. O setor da sociedade mais excluído não teve o estado presente para garantir, minimamente, acesso ao básico para a sobrevivência.

Qual sua avaliação do Governo Renato Casagrande?
Ele pegou um estado organizado financeiramente, e já temos perdas de investimentos. A velocidade de investimentos, em relação ao nosso governo, caiu. O número de assassinatos aumentou muito. Os avanços não aconteceram e o Espírito Santo merece mais.

Cesar Colnago sobre 2022: “Sou candidatíssimo a governador”
César Colnago e João Dória – ambos querem concorrer em 2022 pelo PSDB (Divulgação)

Pesquisa divulgada por ESHOJE na última edição mostra que os capixabas elegeriam Lula novamente presidente. O PSDB tem uma “terceira via”?
Essa é uma fotografia de hoje, mas com cada candidatura colocada a polaridade entre Lula e Bolsonaro não vai mais existir. Além disso, terá debate. Hoje Lula tem recall e Bolsonaro está no poder, mas com mais nomes na disputa, lá na frente a fotografia deverá ser diferente. Vejo no PSDB, que decide em novembro o nosso candidato, a terceira via. O partido sai do campo dos extremos, porque o brasileiro não quer extremista. O extremismo quebra o equilíbrio.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas