Dólar Em baixa
5,118
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,118

Vereadores fazem indicação coletiva para criação da Guarda Municipal de Aracruz

Os 17 vereadores da Câmara Municipal de Aracruz fizeram uma indicação coletiva para a criação da Guarda Municipal Armada. O documento foi assinado e apresentado na 6ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (20). A indicação será encaminhada ainda nesta semana ao prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri (SD). Durante a sessão, em primeiro turno, os vereadores derrubaram, com 14 votos favoráveis e 3 contrários, o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 049/2016 de autoria do Poder Executivo.

O PL dispõe sobre a denominação de logradouro público na Barra do Sahy. Também foram aprovados os Projetos de Lei nº 052/2016, que declara utilidade pública, do vereador Alexandre Manhães (PMDB), e o PL nº 001/2017 que dispõe sobre a abertura de Crédito Adicional Especial para aquisição de programa de proteção digital ao sistema de computadores do Poder Executivo.

O Poder Executivo solicitou devolução do Projeto de Lei nº 002/2017 que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. O projeto é de autoria do Poder Executivo.

A insegurança voltou a ser tema de discussão dos parlamentares após mais uma tentativa de roubo ser registrada na cidade. Câmeras de videomonitoramento instaladas em uma rua do Centro mostraram cinco bandidos armados abordando um cidadão no momento em que ele guardava o carro na garagem da casa dele.

O presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede), em uma ação coletiva com os pares, vai convidar as autoridades e agentes políticos ligados à segurança pública de Aracruz para discutir deficiências, dificuldades e os índices de criminalidade registrados no município. A partir dos encontros, será definida uma data para a realização de audiência pública para discutir a segurança em Aracruz.

“A cada dia registramos um novo fato envolvendo a insegurança em Aracruz. Apesar da questão ser pauta primária do Governo do Estado, quero ressaltar que essa Casa de Leis não se furta dos grandes debates e por isso defende a criação da Guarda Municipal armada. Também fazemos um apelo para que o Governo do Estado olhe com mais carinho e critérios para nossa cidade. Hoje, a gente fica à mercê da sorte e da misericórdia de Deus. Esse descaso precisa acabar!”, ressaltou o presidente.

A vereadora Mônica Cordeiro (PDT) também defendeu a discussão acerca da segurança pública. O vereador Fábio Netto (PC do B) comentou sobre a necessidade de retomada dos trabalhos do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que, prioritariamente, discute questões relacionadas à segurança.

“A Comissão de Constituição e Justiça recebeu as secretárias de Educação e Desenvolvimento Social e nos relataram problemas gravíssimos ocorridos na cidade. A questão da segurança não é uma questão só do Governo do Estado, é problema de Aracruz, sim, e está prevista em nossa Lei Orgânica”, informou.

Estiveram presentes à sessão: Celson da Farmácia (PRB); Romildo Broetto (PV); Alcântaro Filho (Rede), Dileuza (PSB); Carlito Candin (PRP); Fábio Netto (PC do B); Mônica Cordeiro (PDT); Carlinho do Josiel (PP); Toni Loureiro (PP); Adeir (PTB); Beto Negreiro (PRB); Roni (PRP); Alexandre Manhães (PMDB); Paulo Flavio (PRB); Bibi Rossato (PSL); Lula (PRTB); e Marcelo Nena (PSL).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas