Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Escalada das tensões comerciais prejudica confiança, diz Draghi, do BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, realizou um discurso nesta quinta-feira no Comitê Conjunto de Finanças, Gasto Público e Reforma no Parlamento da Irlanda, em Dublin. Em sua fala, Draghi reafirmou sua perspectiva positiva para a economia da zona do euro, mas também destacou riscos, como o protecionismo e fragilidades em alguns mercados emergentes. Além disso, a autoridade notou que a escalada nas tensões comerciais prejudica a confiança global.

“As medidas protecionistas implementadas podem ter tido efeitos muito limitados até agora, mas a escalada nas tensões comerciais mina a confiança”, afirmou Draghi. Ele também citou a volatilidade dos mercados financeiros como um risco para a perspectiva, embora tenha apontado que os riscos para a perspectiva de crescimento da zona do euro podem ser avaliadas como em geral equilibrada. “A economia da zona do euro está se saindo bem há algum tempo”, afirmou o presidente do BCE, lembrando que há 22 trimestres consecutivos de crescimento econômico e que mais de 9 milhões de empregos foram gerados, com queda na taxa de desemprego para 8,1%, no patamar mais baixo desde novembro de 2008.

Apesar do crescimento, Draghi voltou a afirmar que uma política acomodatícia é necessária para apoiar o quadro. Ele reafirmou as previsões do BCE de acabar com a compra de compras líquidas de ativos até o fim deste ano, mas notou que isso não significa que a política deixará de ser acomodatícia.

Draghi também disse que é preciso que todos se preparem para os cenários possíveis na saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, inclusive a eventualidade de não se chegar a um acordo.

O presidente do BCE comentou ainda que os resultados dos testes de estresse no setor bancário divulgados na última sexta-feira mostram que os bancos da zona do euro estão cada vez mais resistentes a choques financeiros.

Gabriel Bueno da Costa
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas