Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Sesa estuda possibilidade de transferir setor oncológico do Infantil de Vitória para o HPM

hospinfantil13082-39451A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) estuda a possibilidade, sem prazo definido, de transferir o setor de oncologia para o  para o Hospital da Polícia Militar (HPM), onde funcionava o São Lucas. Em julho será feita a transferência do Pronto-Socorro do Infantil de Vitória para O HPM. Na tarde desta quinta-feira, a Secretária participou de audiência de mediação com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

O MPES pediu à Secretaria que apresentasse soluções imediatas para as denúncias de superlotação no Infantil, entre elas no setor de oncologia. Ficou acordado que até a transferência do Pronto Atendimento do Infantil, o atendimento no setor oncológico permanece o mesmo por falta de estrutura.

A audiência ocorreu no âmbito de um processo do ano 2011, na 1ª Vara Civil da Fazenda, no Fórum Muniz Freire, centro de Vitória, mediada pelo juiz Felipe Orga. Participaram a promotora de saúde, Inez Taddei, e o secretário de saúde, Ricardo de Oliveira.

O MPES ajuizou pelo menos quatro ações envolvendo o Hospital Infantil por más condições de tratamento, funcionamento e falta de médicos.

Nos últimos dias, relatos de mães e imagens mostraram crianças recebendo tratamento oncológico em locais inadequados por falta de leitos. As mães denunciam que as quimioterapias chegam a atrasar até 30 dias, o que coloca em risco a vida do paciente. Há ainda relato de uma família de Marataízes, Sul do Estado, “morando” dentro de uma caminhonete para acompanhar de perto o tratamento de um dos filhos.

Na manhã de sexta-feira (19), a Sesa, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) e Defensoria Pública do ES visitam o Hospital da Polícia Militar, local que receberá o PA do Infantil de Vitória.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas