Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Se a zika vírus chegou com a Copa, Febre do Nilo é o risco olímpico

Gustavo Gouvea – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/11/27/70x70/1_hhbma-156043.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5658b78d8995b', 'cd_midia':156043, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/11/27/hhbma-156043.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '235', 'align': 'Left'}Assim como a hipótese mais provável que o vírus da zika, que vem causando uma epidemia em nosso país – e que já atinge outros 34 países no mundo – tenha chegado ao Brasil por ocasião da Copa do Mundo de 2014, também é grande a especulação quanto às consequências epidêmicas relacionadas às Olimpíadas que acontecerão a partir de 5 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro.
Enquanto na Copa do Mundo atraiu mais de um milhão de turistas para todos os cantos do Brasil entre os meses de junho e julho de 2014, a expectativa é que as Olimpíadas atraiam, só para o Rio de Janeiro, cidade sede dos jogos, cerca de 500 mil pessoas durante o mês de agosto. Enquanto na Copa foram 32 países participantes, nas Olimpíadas é esperado o recorde de nacionalidades disputando as provas, num total de 206 bandeiras.
Todo este cenário já liga o alerta do Brasil para uma probabilidade ainda maior da chegada e propagação de vírus e doenças oriundos de todas as partes do mundo, sobretudo aqueles que podem ser transmitidos através da picada de mosquitos que são comuns no Brasil, como o Aedes aegypti e o Culex.
Este último, conhecido popularmente como pernilongo, é responsável pela transmissão do vírus do Nilo Ocidental (VNO), causador da Febre do Nilo Ocidental (FNO). Especialistas especulam que as Olimpíadas poderão ser a ocasião favorável para a chegada e propagação deste vírus, que foi descoberto pela primeira vez em Uganda, em 1937, e depois foi identificado em humanos e animais em outros países da África, Ásia, Oceania, Europa, Oriente Médio, Américas do Norte, Central e do Sul. No Brasil, o único caso aconteceu em julho de 2014.
Mortes
Nas Américas, a doença emergiu em 1999, nos Estados Unidos, onde foram registrados mais de 36 mil casos da doença até 2012. Destes, 16 mil (44%) manifestaram a forma grave da doença, com duas mil mortes (taxa de letalidade de 12,8% entre os casos graves).
De acordo com informações do Portal da Saúde do Governo Federal, aproximadamente um em cada 150 indivíduos infectados pela FNO desenvolve doença neurológica severa (meningite, encefalite ou poliomielite), sendo a encefalite – caracterizada pelo inchaço no cérebro – a mais comumente relatada. As formas mais graves ocorrem com maior frequência em indivíduos com idade superior a 50.
“Existem vários flavivírus (gênero ao qual pertence o VNO) que comprometem o sistema nervoso central e o mais comum é o Vírus do Nilo, que esperamos que chegue ao Brasil em 2016 e que ataca sobretudo o idoso”, afirmou o infectologista Lauro Ferreira, do Instituto Capixaba de Infectologia. “Este é o vírus que causa mais encefalite. O vírus do Nilo deve chegar ao Brasil e pode ser transmitido pelo cúlex, que é o pernilongo. Temos aos montes em Vitória”, completa.
Depois da epidemia nos Estados Unidos, o vírus dispersou para outros países das Américas do Norte e Central, chegando à América do Sul em 2004, quando foi encontrado em aves e equinos na Colômbia, Venezuela e Argentina. Em julho de 2014 – durante a realização da Copa do Mundo – um vaqueiro piauiense foi diagnosticado com FNO, sendo o primeiro caso em humanos, no Brasil. Investigações comprovaram que galinhas e equídeos da localidade também foram infectados, evidenciando um ciclo de transmissão naquela área.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas