Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Rapper lança obra para reflexão sobre maioridade penal

Gustavo Gouvêa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/08/11/70x70/1_biorki_ok_28-138618.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'55ca53f361456', 'cd_midia':138619, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/08/11/x/biorki_ok_28_min_cafee-138618.jpg', 'ds_midia': 'Marcelo Biorki', 'ds_midia_credi': 'Divulgação', 'ds_midia_titlo': 'Marcelo Biorki', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '338', 'cd_midia_h': '540', 'align': 'Left'}O rapper paulista Marcelo Biorki, líder dos grupos Shekinah Rap e Digital Bomb, desembarca em Vitória nesta sexta-feira (14) para dois compromissos oficiais. Ainda na sexta, Biorki vai apresentar o seu recém-lançado livro intitulado “Liberdade dos meus Versos”, na Primeira Igreja Batista em Bento Ferreira, localizada na Rua Chaffic Murad, nº 1000, em Bento Ferreira, próximo à Rede Gazeta, a partir das 20 horas.
Já no sábado (15), ele será a atração principal do Rei das Ruas, evento de hip-hop que vai acontecer no Centro de Referência da Juventude (CRJ), a partir das 14 horas e que vai contar com diversos artistas capixabas entre rappers, grafiteiros, DJs e dançarinos de break. O CRJ fica na Avenida Vitória, 1320, no bairro Ilha de Santa Maria, próximo à Fábrica de Ideias.
“A reconstituição do crime tem que ser feita anos antes”. Esta frase é do rapper GOG e também é a epígrafe do livro “Liberdade dos Meus Versos”. A obra é resultado de cinco anos de trabalhos com adolescentes da Fundação Casa (antiga Febem) e não tinha pretensão alguma de se tornar um livro. Muito menos uma obra importante para a discussão sobre a redução da maioridade penal.
Porém, o lançamento do livro e a votação do Projeto de Lei (PL) na Câmara dos Deputados, acabou coincidindo, a ponto de alguns já a considerarem uma obra imprescindível para a discussão sobre os inúmeros PL que tratam sobre a redução.
“O livro casou igual uma luva com a questão da discussão. O tema do livro não é a redução da maioridade penal e não tem nenhum capítulo no livro que eu fale especificamente sobre isso. Mas ele passou a ser importante na discussão toda porque traz a situação do adolescente à tona”, disse Biorki.
O autor deixou claro que a ideia do livro não é convencer ninguém a ser contra ou a favor da maioridade penal, mas sim dar conhecimento de causa para que a pessoa possa fazer a sua própria leitura da situação.
“A situação não pode ser reconstituída a partir do momento que ele puxou o gatilho. É preciso olhar a história de vida do adolescente, o caminho que ele trilhou, o que levou ele a este caminho. Teve adolescente que conversei e que quando contou a história dele pensei que não havia possibilidade nenhuma de ele estar em outro lugar senão ali, que tudo foi traçado para ele estar preso ou morto. Mas a ideia é dar um conhecimento de causa que o jornal das seis não mostra”, explicou o rapper.
Durante cinco anos, Biorki trabalhou como arte educador, levando a poesia do rap para 22 unidades da Fundação Casa em 16 municípios do estado de São Paulo. Neste contexto, Marcelo Biorki falou, deu conselhos, se emocionou, ensinou, aprendeu e versou com três mil adolescentes desprovidos de liberdade. Até hoje, adolescentes egressos com os quais trabalhou nas unidades, o procuram e dão testemunhos das experiências e transformações que tiveram a partir da vivência com a arte. Tudo só aconteceu por causa do rap.
“O rap tem essa facilidade, cria uma abertura com os garotos, pois eles se sentem representados pelo rap, eles curtem o som. E quando veem que estão produzindo, sentem-se protagonistas da sua própria história. É preciso que ele se engaje em algo para que o crime não o pegue mais”, contou o rapper.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas