terminal-laranjeirasUm mutirão com orientação jurídica de graça de advogados, registro de reclamação e renegociação de dívidas. Tudo isso em um só lugar e perto do consumidor: no Terminal de Laranjeiras, na Serra. O Procon Municipal da Serra, em parceria com a Comissão Especial de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), realiza a ação na próxima quinta-feira (15), para comemorar o Dia do Consumidor.

O mutirão vai acontecer das 8 às 17 horas. Os advogados e a equipe de atendimento do Procon da Serra e da OAB/ES vão dar dicas, tirar dúvidas sobre direitos e soluções para consumo, dar orientação jurídica, registrar as reclamações e até mesmo atuar em casos de pedido de renegociação de dívidas.

A diretora do Procon de Serra, Nívia Passos, ressalta a importância de ações que marquem o Dia do Consumidor. “Consumidor bem informado e consciente dos seus direitos não permite que desrespeitos e violações aconteçam. Com essa ação no terminal, além dos serviços oferecidos, vamos estreitar ainda mais a relação de proximidade com o consumidor do município, que sabe que pode contar com o Procon Municipal. O dia 15 de março é para lembrar a todos a importância de conhecer e buscar seus direitos e nada melhor do que comemorar ajudando a quem precisa”, disse Nívia.

Vai haver, também, distribuição de materiais informativos. Um deles, elaborado pela OAB/ES após estudos sobre as relações de consumo que mais geram reclamações por parte dos consumidores, aborda seis temas específicos: telefonia, serviços bancários, plano de saúde, transporte rodoviário, transporte aéreo e direito imobiliário.

“Observamos que a maioria das reclamações possui relação com telefonia e serviços bancários. A disseminação desenfreada do crédito consignado, sobretudo para a população sem instrução e de baixa renda, tem gerado pessoas dependentes em tomar dinheiro emprestado, cujos contratos, em sua maioria, são sequer entregues ao consumidor, dificultando a busca pelos seus direitos”, ressaltou Cassio Drumond Magalhães, advogado e presidente da Comissão da OAB-ES.

Vai haver distribuição de senhas para o atendimento. O consumidor que quiser registrar reclamação deverá ter em mãos os documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) e documentos que comprovem a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, boletos e contratos.

Neste dia, os atendimentos do Procon da Serra também vão acontecer normalmente no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Cometários

  1. Boa noite!
    Tenho uma cobrança indevida da Vivo, onde me cobram dois valores q foram pagos, porém pelo sistema da lotérica o valor é um pouco menor e a Vivo não reconhece a conta paga. Fui na lotérica e me informaram q eles só podem cobrar o q aparece no sistema como foi o caso do pagamento de 03/2017 e q a fatura de abril/2017 q aparece tbm sem pagamento, infelizmente não tenho o comprovante, porém pelo sistema da lotérica nada consta em aberto, pq a atendente falou q caso a pessoa esteja devendo faturas anteriores do mês atual aparecem no sistema e no meu caso ela me mostrou na tela do computador e realmente não tinha nada em aberto, tanto q fiz uma mudança de plano meses depois e nada foi proibido a realização e nada constou e tudo ocorre normalmente nos meus procedimentos com a empresa Vivo, porém já é a terceira carta de ameaça para a Serasa/SPC e nada aconteceu. Liguei informando o pagamento de Março no recebimento da primeira carta e eles me exigiriam q eu fizessem vários procedimentos burocráticos para provar o meu direito, coisa q não acho justo e a de Abril por pagar geralmente apenas com o número do celular ao Lotérica, q é um simples pedaço pequeno de papel, confesso q devo ter perdido, mas minha prova é a tela da Lotérica provando q não devia nada. Como posso proceder nesse caso.
    Desde já, agradeço à atenção,
    Bom trabalho à todos da equipe do Procon e um excelente dia de trabalho amanhã…mto obrigado!

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