Dólar Em baixa
5,118
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,118

Mais de R$ 180 mil para combater incêndios no ES

Pedro Permuy – [email protected]

bombeiros5_pedro_permuy-182516Desde 2014 o Espírito Santo sofre com os efeitos de longos períodos sem chuva. Por isso, a partir desta terça-feira (21), o Governo do Espírito Santo, por meio da Defesa Civil Estadual, irá investir R$ 180 mil em materiais para combater os incêndios que têm afetado até áreas de preservação ambiental, como em recente episódio em Setiba, em que parte do Parque Paulo César Vinha foi alvo de um fogo que demorou dias para ser controlado.
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, o trabalho dos órgãos envolvidos nesta operação de combate e enfrentamento aos incêndios também vai apostar na conscientização da população. “Tudo o que a população puder fazer para que esses focos sejam diminuídos terá que ser feito. Muitas vezes, observamos ação antrópica no início dos incêndios”, comenta.
Para o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel Hekssandro Vassoler, o apoio da Defesa Civil junto ao Corpo de Bombeiros servirá para que as chamadas sejam atendidas mais prontamente. “Além disso, estamos acreditando que os kits irão ser um bom meio de ação rápida no combate desses focos”, explica. Ele conta que com material disponível, as cidades – sobretudo do interior – que antes não tinham estrutura, terão itens essenciais para controlar o fogo, como máscaras de proteção, abafadores, foices, enxadas, facões e bombas costais.
De acordo com o Coronel Marcelo D’Isep, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, a ação terá foco na prevenção, também. “A expectativa é que as chuvas só fiquem regulares a partir de outubro desse ano, ou seja, ainda teremos alguns meses de estiagem para aguentar”, pondera. Ele garante que, se necessário, conseguirão ser mobilizados até 300 bombeiros para emprego exclusivo aos incêndios florestais acompanhados de até 14 viaturas com capacidade para lançamento de água, também exclusivamente para os incêndios florestais.
Iema
O Instituo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), desde 2009 executa um programa de atuação no combate a incêndios no Estado, especificamente em áreas de proteção ambiental, como conta o diretor Técnico do órgão, Albertone Sant’Ana Pereira. “Chamado de Prevines, o programa já atendeu 40 ocorrências, em 2015, e 37, em 2014. O projeto fica responsável por executar ações planejadas de monitoramento, fiscalização, prevenção e combate aos incêndios florestais”, diz.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas