Dólar Em baixa
5,115
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,115

Igreja do Rosário é reaberta à comunidade

Foto: Fred Loureiro
Foto: Fred Loureiro

Após um ano de obras de restauração, a Igreja do Rosário, na Prainha, em Vila Velha, foi reaberta, nesse domingo (18), em uma solenidade especial.

A obra de restauração na igreja – considerada a mais antiga em funcionamento no Brasil – foi realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Vale.
“Este é um espaço marcante. Transpira a história e caminhada de um povo. Quem quer ter futuro precisa, de vez em quando, visitar o seu passado, sua história e trajetória. Esse solo aqui [Prainha, Vila Velha] é o marco zero da chegada dos Europeus em terras capixabas. Que a energia deste evento seja importante para enfrentarmos esse período de dificuldade que estamos atravessando”, destacou o governador Paulo Hartung.
O Coral Jovem Vale Música se apresentou no início da solenidade e, ao final, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) apresentou um repertório de músicas natalinas. A primeira missa oficial após a entrega das obras acontece, nesta terça-feira (19), às 19h30. A partir deste dia, a igreja passa a ficar aberta à comunidade todos os dias para visitação.
Obras
O instituto Modus Vivendi foi o responsável pelas obras de restauração que contaram com conservação, recuperação e restauro das paredes externas e internas, do telhado, dos pisos, dos altares, das esquadrias de madeira e pintura geral. Nas obras foram incluídos: sistema de sonorização, sistema de segurança, substituição das instalações elétricas e restauração dos adornos e elementos decorativos em alto relevo em toda a capela mor, nave, arco do cruzeiro e fachada, além de iluminação interna e externa e o paisagismo externo.
Símbolo
Os historiadores descrevem, inicialmente, a construção de uma pequena capela, no ano de 1535, com a chegada do primeiro donatário, Vasco Fernandes Coutinho. Em 1551, a capela é ampliada pelo jesuíta Afonso Brás e o irmão Simão Gonçalves. Em 1709, a Igreja passa por uma grande reforma custeada pela Fazenda Real. Ao longo do tempo, vai passando por diversas modificações.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ser um marco na colonização do solo Espírito-santense e pela sua importância religiosa para os capixabas. A igreja está localizada no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha, berço da colonização do Estado do Espírito Santo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas