Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Gravidade econômica I

Os dados são absolutamente oficiais, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e referem-se a levantamento realizado em 2016.

O Brasil tinha 7 milhões de empresas. Com a crise, 2.800.000 (dois milhões e oitocentos mil) empresas fecharam suas portas, causando um desemprego da ordem de 14.000,000 (catorze milhões) de pessoas. Pouco mais de 1.500,000 de micro e pequenas empresas fecharam, com seus CNPJs cancelados. Efeito de crise? Só?

Das perto de três milhões de empresas que cerraram suas portas, nenhuma delas voltará a operar sob a mesma propriedade. Não se pode avaliar quando 20% da parcela de 14 milhões de desempregados voltarão a conseguir emprego equivalente de onde saíram. A maioria buscará meios e modos indiretos para sobreviver num país que tem os piores índices econômicos do mundo e está na posição das 10 maiores economias mundiais porque comercializa matéria prima in natura, as chamadas commodities sem beneficiamento.

Temos cooperativas agrícolas no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul que são mais importantes do que qualquer indústria instalada em solo brasileiro, menos a Petrobras, que não sei como os ladrões não acabaram com ela…

O Brasil tem o maior conjunto de servidores públicos do mundo, nos três níveis – federal, estaduais e municipais – e temos o maior mecanismo burocrata do mundo, afora as vergonhosas 69 obrigações fiscais e parafiscais que qualquer tipo de investidor tem que cumprir anualmente para manter o maior sistema burocrático do mundo.

Não existem luzes no fim do túnel. Não há esperança à vista, do surgimento de uma liderança que seja capaz de levantar a banheira da moralidade e a maioria o seguir. Temos o sistema dirigente mais corrupto da face da terra e, interessante, continuam roubando.

Vale assinalar que, embora com todas dificuldades, o agronegócio no Brasil é o que salva a nossa mambembe economia, a despeito de não termos um decente sistema de financiamento da produção, um zoneamento agrícola, armazéns reguladores, incentivo à produção, vias decentes (temos os piores) e um decente instrumento de proteção ao proprietário rural, que vive sob ameaça de grupos criminosos fantasiados de MST, que tem como objetivo único destruir a democracia mambembe que sobrevive em virtude do medo que essa gente tem das Forças Armadas.

O quadro da livre iniciativa nacional é o mais desastrado possível e, para sobreviver, tem que viver de embromação e até de sonegação. Foi por isso mesmo que 1.500,000 micro e pequenas empresas tiveram seus CNPJs cancelados.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas