Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Especialista alerta para vacinação contra meningite antes do inverno

vacina____o_hpv-120328Com o início da queda das temperaturas é necessário acionar o sinal de alerta para a prevenção das meningites. Em dias mais frios, a busca por ambientes fechados e protegidos, aumenta. E é justamente a aglomerações de pessoas que favorece a transmissão de doenças infectocontagiosas importantes, entre elas a meningite, enfermidade que pode levar à morte ou provocar sequelas neurológicas irreversíveis se não for tratada rapidamente.

Causada por fungos, bactérias e vírus, a meningite provoca a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.  Segundo o médico responsável da Clínica de Imunização São Miguel, Talib Moussallem, a doença meningocócica pode causar sequelas. “A meningite pode causar sequelas no sistema nervoso central, provocando alterações motoras e deficiências visuais e auditivas, bem como ferimentos que podem levar a amputações”.

As pesquisas revelam ou a falta de conhecimento por parte de pais e mães brasileiros com relação à meningite, embora 64% deles a considerem a doença mais grave para os seus filhos. “A principal forma de prevenir a doença é a vacina. Conhecer os sintomas também ajuda a diagnosticar os tipos de meningites precocemente e iniciar o tratamento adequado”, ressalta o médico, Tálib Moussallem.

As três principais causas de meningite bacteriana são evitáveis com vacinação: o meningococo, o pneumococo e o Haemophilus influenzae tipo b.

O setor público e o privado oferecem vacinas contra o Haemophilus influenzae tipo b, mas diferem no que tange aos outros microrganismos, pois no setor privado a vacina contra o pneumococo atinge mais subtipos que no setor público e no setor privado há a vacina contra a meningite B e as meningites ACWY, ainda não disponíveis no setor público – que só vacina contra a meningite C.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas