Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Espírito Santo registra mais de 53 mil casos de dengue em 2016

dengue_mosquitoO ano de 2016 fechou com 53.414 casos de dengue no Espírito Santo. Os dados são do boletim Epidemiológico da Secretária de Saúde (Sesa) e colhidos no período de 03 de janeiro e 31 de dezembro.
Destes, 724 são suspeitos da forma grave, 22 são óbitos confirmados e 19 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 1.359,17.
De acordo com a Sesa, os principais focos dos mosquitos estão dentro das casas, representando cerca de 80% dos focos, segundo o Programa Estadual de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, no Espírito Santo. São vasos e pratos de plantas, garrafas vazias, ralos e calhas que acumulam água parada sendo o local perfeito para a proliferação do mosquito.Garrafas vazias, vasos e pratos de planta correspondem a 27,8% dos depósitos de água parada, seguidos por calhas e ralos, 23,2%; tonéis, tambores e barris, 21,96%; e caixas d´água, 6,66%.
O Ministério da Saúde (MS) divulgou esta semana que os casos de dengue e Zika devem permanecer estável em 2017. No entanto, os casos de chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, devem aumentar ainda mais este ano em todo o país. Em 2016 os dados apontam para 263 mil casos contra 36 mil no ano anterior – um aumento de cerca de 620%.
 Como se prevenir
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas