Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,116

Depois de longas filas, sobram vacinas contra H1N1 na Grande Vitória

Pedro Permuy – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/06/10/70x70/1_vacina_unidade_de_saude_de_coqueiral_de_itaparica_pedro_permuy-181151.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'575ad47988c05', 'cd_midia':181151, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/06/10/vacina_unidade_de_saude_de_coqueiral_de_itaparica_pedro_permuy-181151.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Pedro Permuy', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '262', 'align': 'Left'}Depois de semanas registrando filas quilométricas e até situações em que a polícia teve que ser acionada, o último dia da campanha da vacinação na Grande Vitória é marcado por vacinas disponíveis e baixa procura da população. O grupo prioritário (gestantes, idosos, crianças de seis meses até cinco anos e puérperas – mulheres que deram à luz há até 45 dias) tem até o fim desta sexta-feira (10) para tomar a dose de imunização. Na próxima terça (14), os municípios capixabas vão se reunir com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para avaliação da campanha de vacinação.
Em Cariacica, mesmo que a Unidade de Saúde de Jardim América não tenha mais vacina, os postos de Nova Brasília e Bela Vista ainda possuem algumas doses, que, segundo a prefeitura, serão destinadas à imunização de acamados.
A Vigilância Epidemiológica de Cariacica informa que desde o início da campanha imunizou 105,72% do grupo prioritário, o que corresponde a 72.240 munícipes imunizados. A prefeitura divide entre crianças (100,42% vacinadas), gestantes (82,66% vacinadas), puérperas (157,49% vacinadas) e idosos (100,14% vacinados).
Já no município de Vila Velha, a unidade de Coqueiral de Itaparica, que no início da semana precisou da ação da polícia, já que pessoas acusavam idosos de estarem furando a fila, registra pouca procura pela vacina. Segundo a aposentada Shirley Sarandi, 61, ela esperou até o último dia de vacinação porque tem dificuldades de ficar em pé em filas, já que já sofreu de um acidente vascular cerebral (AVC), e imaginou que a procura nesta sexta (10) fosse menor.
E depois de pouco mais de 40 minutos de espera, no mesmo local, a aposentada Marta Souza, 67, já saiu vacinada da unidade. “Cheguei por volta das 9h10, e não demorou muito até que eu conseguisse tomar a dose. Tentei vir em outros dias, e não conseguia tomar a vacina, porque as filas estavam gigantes, mas nesta manhã (10), foi tranquilo”, comenta.
Por outro lado, na Capital, quem buscou atendimento na unidade de Jardim da Penha, que também ainda possui a vacina, foi o aposentado Jorge Monteiro Silveira, 73. Ele garante que o atendimento foi rápido, e que, praticamente, não esperou nada. ”Foi só chegar e me informar onde estava sendo dada a vacina que quase na mesma hora já fui atendido”, completa.
A Prefeitura de Vitória informa que foram vacinados 117,6% do grupo prioritário, sendo 103,5% crianças, 113,5% idosos, 111,3% puérperas e 88,5 gestantes. O órgão garante que na tarde desta sexta-feira (10) poderão ser tomadas doses nas unidades de saúde de Jardim da Penha, Ilha das Caieiras, Ilha do Príncipe e Grande Vitória.
E agora?
Conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Prefeitura de Vitória informa que não haverá prorrogação no período de vacinação. No entanto, na próxima terça-feira (14), os municípios capixabas se reunirão com a pasta estadual para avaliação da cobertura atingida.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas