Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Vila Velha pode receber recursos obrigatórios de fundo penitenciário

Foto: Divulgação/PMVV
Foto: Divulgação/PMVV

Um Projeto de Lei pode tornar o município de Vila Velha o único do país a receber recursos oriundos de repasses obrigatórios do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN), que podem chegar a milhões.

De autoria da vereadora Dona Arlete (PSL), o Projeto de Lei 7.175/18 foi protocolado na última segunda-feira (3), na Câmara de Vila Velha. A proposição vai para votação em regime de urgência na sessão da próxima quarta (5).

Até dezembro de 2017, a União não era obrigada a realizar esses repasses obrigatórios de recursos do FUNPEN para Estados e Municípios. Com as alterações trazidas pela Lei 13.500/2017, a União passou a ser obrigada a repassar recursos para esses entes, desde que sejam preenchidos alguns requisitos como a existência de estabelecimentos penais em seus territórios e um fundo específico.

Vila Velha possui estabelecimentos penais em seu território (Casa de Custódia de Vila Velha-CASCUVV; Centro de Detenção Provisória de Vila Velha-CDPVV; Penitenciária Estadual de Vila Velha I, II, III e V; e Penitenciária Semiaberta de Vila Velha-PSVV), contudo, ainda não conta com um fundo específico para receber as verbas do FUNPEN, razão pela qual a vereadora Dona Arlete resolveu criar esse Projeto de Lei.

“Até então nenhum município do Brasil recebeu os recursos obrigatórios do FUNPEN. O Projeto de Lei apresentado visa qualificar a cidade de Vila Velha para o recebimento dessas verbas tão importantes para o nosso município. Eu pedi urgência na votação porque Vila Velha tem até o dia 31 de dezembro para preencher todos os requisitos exigidos pela Lei Complementar 79/94 (entre eles a criação do fundo) e conseguir receber as verbas do FUNPEN, que podem chegar a milhões. Nosso município só tem a ganhar”, disse a vereadora Dona Arlete.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas