Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Confira as dicas do Procon de Linhares para aproveitar as festas juninas

brincadeiras_de_festa_junina_1-74007O consumidor deve ficar ligado nas orientações do órgão para evitar transtornos nos dias das tradicionais festas que celebram São João.

As festas juninas costumam ser a grande atração do mês de junho. Mas para que o “arraiá” seja tranquilo é preciso tomar alguns cuidados na hora das compras. O Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, alerta os consumidores e dá dicas para evitar transtornos nos dias de festa.

Alimentos

De acordo com o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, na hora de adquirir os ingredientes para preparar as delícias juninas, o consumidor deve ficar sempre atento porque a maioria dos alimentos pré-embalados ou industrializados devem exibir em sua embalagem a identificação do fabricante ou importador, prazo de validade, ingredientes, peso e origem, tudo em língua portuguesa.

“E aqueles que desejam comprar gêneros naturais ou a granel devem verificar o peso e a aparência do produto. A pesagem desses produtos deve ser feita na frente do consumidor e a balança tem que estar nivelada e conter o selo de aprovação do Inmetro”, orienta Geraldo.

Fogos de Artifício

Mas para quem curte fogos de artifícios, é importante que adquira o produto com empresas autorizadas, já que, segundo Geraldo, é necessário para o funcionamento desses estabelecimentos Alvará e Licença da Prefeitura. Deve, ainda, ficar atento sobre as informações acerca das características, qualidade, quantidade, manuseio e riscos que estes fogos podem causar.

“Estas instruções devem estar impressas na mercadoria de forma clara, precisa e, por se tratar de um produto perigoso, ostensiva. O consumidor deve seguir rigorosamente as orientações de armazenamento, transporte e uso”, alerta o diretor do Procon.

Balões

Quanto aos balões, a orientação é: não soltá-los. Eles podem provocar incêndios, causando danos ao meio ambiente e as pessoas. De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), tal atividade é considerada crime, sujeita à multa e/ou pena de detenção.

A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos está garantida no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. Para tanto, exija sempre a nota fiscal. É ela que garante o direito de reclamar, caso necessário.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas