Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Escolas de samba convocam assembleia para destituir presidente da Lieses

ewscolas de sambaUma assembleia foi convocada para destituir o presidente da Liga Espírito Santense das Escolas de Samba (Lieses), Jadilson Damascena. A reunião está prevista para a próxima terça-feira, às 09 horas, na sede da escola de samba Chega Mais. O anúncio da assembleia foi realizado durante entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (12), em Vitória. A coletiva foi convocada por 12 das 19 escolas que desfilam na Grande Vitória.

De acordo com vice-presidente da Lieses e presidente da Chega Mais, Edson Neto, as escolas representadas pela Lieses estariam insatisfeitas com a atual gestão. “Ele (Damascena) toma a atitude sozinho, quer fazer tudo sozinho para tentar tumultuar o carnaval. Ele esquece das escolas de samba, que monopolizar tudo, mas ao mesmo tempo não está fazendo nada”, afirmou.

Ainda segundo Neto, dentre os problemas acarretados pela atual gestão da Lieses e que podem impactar a realização do carnaval estão o atraso quanto ao repasse de verbas para as escolas, e as vendas dos ingressos de arquibancada, que ainda não tiveram início.

Damascena foi eleito em maio deste ano, e o término de seu mandato é previsto para 2021. Ao todo, sete escolas fazem parte da Lieses, mas apenas seis possuem direito de voto na assembleia convocada, já que o presidente da Chega Mais ocupa o cargo de vice. Em caso de empate, o voto de minerva cabe ao presidente da executiva ou do conselho deliberativo.

Procurado pela reportagem de ES Hoje, o presidente da Lieses, Jadilson Damascena, afirmou que já recebeu o edital de assembleia, e acredita que sairá vitorioso, já que a disputaria empatada. “O pessoal do Edson Neto tem três votos, e eu tenho três. Um dos votos de minerva cabe ao presidente da Rosas de Ouro, com o qual já estou me reunindo. Além disso, para que haja minha destituição tem que haver motivo. O que eu estou fazendo é defendendo a Lieses em cima da lei do chamamento público. Não vou fazer nada que possa prejudicar a Lieses na disputa pelo Sambão do Povo”, afirmou.

Quanto ao suposto atraso na venda dos ingressos de arquibancada, Damascena afirmou que “não pode colocar a venda um espaço público, e que depende de um posicionamento da Prefeitura de Vitória sobre quem, de fato, deverá organizar o carnaval.

Discórdia sobre obras no Sambão e disputa por verba de mais de R$ 2 milhões

Atualmente, Liesge e Lieses vivem verdadeiro “pé de guerra”. De um lado, a Lieses de Dasmascena afirma que obras para a realização do Carnaval de Vitória, como a montagem das estruturas metálicas e banheiros, por exemplo, só deveriam ser realizadas a partir da divulgação do resultado do repasse de R$ 2,1 milhões que será entregue pela Prefeitura de Vitória para quem for organizar o evento.

Do outro, está a Liesge de Sarmento que desde o dia 05 de dezembro realiza as obras na passarela do samba. “Alguém tinha que ser responsável pela montagem de toda a estrutura para que o carnaval ocorra. Não podemos ficar parados. Se não iniciássemos a obra, não teríamos tempo hábil para a realização do Carnaval de Vitória”, defende Sarmento.

Embora tenham sido iniciadas há pouco mais de um mês, nenhuma vistoria foi realizada nas obras do Sambão do Povo até o momento. A expectativa da Liesge é de que a primeira ocorra na semana que vem.

No entanto, segundo Damascena, a Liesge age de forma ilegal. “O que a Liesge está fazendo é um loteamento do Sambão. Como que ela realiza obras não Sambão sem a divulgação do chamamento público? Quem deu autorização para essas obras?, questiona.

A definição de qual das ligas deverá receber os recursos da Prefeitura de Vitória está prevista para o dia 22 de janeiro. No entanto, embora critique a realização das obras que já estão acontecendo, o presidente da Lieses diz que, caso seja selecionado, não irá se desfazer da estrutura montada. “Se a Lieses for selecionada, eu vou chamar todas as escolas, até porque não tenho problema com nenhuma, e vamos fazer tudo junto. Não vamos desmanchar a estrutura, mas vamos tocar o carnaval juntos”, afirmou.

Escolas reclamam

Enquanto Lieses e Liesge não se entendem, as escolas reclamam sobre as condições enfrentadas por elas para a realização dos desfiles. A principal queixa refere-se às questões financeiras. “Não recebemos nenhuma verba, e os nossos fornecedores só aceitam pagamento à vista. Fazer carnaval hoje em Vitória é muito difícil”, afirmou o presidente da Mocidade Unida da Glória, Robertinho.

Já o presidente da Unidos da Piedade, Edvaldo Teixeira, disse que as escola encontrou na venda das fantasias uma alternativa para o enfrentamento da crise. “A Piedade, assim como todas as escolas, já está vendendo suas fantasias, e essa tem sido nossa principal fonte de renda. Não temos recursos, mas nós vamos entrar na avenida. Nós só não vamos desfilar se a prefeitura não deixar”, disse.

Mediante a tantos conflitos e entraves financeiros, o que muita gente se pergunta é se haverá, de fato, carnaval em Vitória em 2018. Nesse sentido, tanto Liesge, quando Lieses, são unânimes: sim, haverá. “As escolas são fortes. As comunidades são fortes. O carnaval pertence ao povo, o carnaval não pertence a uma pessoa que quer se perpetuar no poder”, defende Damascena, alfinetando Saramento.

Já o presidente da Liesge rebate e diz que “haverá carnaval, mas o que incomoda é que tem gente achando que precisa ter o controle de tudo”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas