Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Cidades da GV farão ação conjunta de fiscalização na andada do caranguejo

Caranguejo uçá
A cata do caranguejo-uçá está suspensa entre os dias 18 e 25 de janeiro

Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra vão realizar um trabalho conjunto de fiscalização durante a andada do caranguejo-uçá, cujo primeiro período acontece de 18 a 25 de janeiro. Representantes dos municípios estiveram reunidos nesta sexta-feira (12), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória para tratar do assunto.

A intenção é fazer uma fiscalização conjunta, seguindo a portaria 019-R de 2017 do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Os trabalhos terão a parceria da Polícia Ambiental.

“No dia 18 (quinta-feira), a Gerência de Fiscalização da Semmam e as secretarias de Meio Ambientes das demais prefeituras usarão embarcações para fazer este trajeto: Vitória, foz do rio Aribiri (Vila Velha), canal de Vitória, Ilha das Caieiras, foz do Rio Santa Maria (Cariacica) e Canal dos Escravos (Serra). O objetivo é orientar as pessoas sobre a importância da andada”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

Apoio

De acordo com a gerente de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, poderão juntar-se ao grupo nas ações que serão feitas em embarcações a Polícia Federal e a Capitania dos Portos. “Estamos conversando e poderemos ter o apoio dessas duas entidades importantes para realizar um bonito trabalho”.

Abordagens

Para alertar os comerciantes e cidadãos sobre a andada, equipes da Educação Ambiental da Semmam realizam, a partir desta segunda-feira (15), uma intensa programação de visitas e abordagens educativas nos quiosques da Curva da Jurema e Camburi, bares e restaurantes.

“A captura e a comercialização do caranguejo-uçá de forma alguma serão toleradas, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão. Faremos um trabalho educacional bem abrangente, justamente para que todos tenham a consciência da necessidade de obedecer à andada agora, garantindo a reprodução do crustáceo para o futuro. Nossa função é de orientação, mas agiremos com os rigores da lei, caso seja necessário”, destacou Luiz Emanuel Zouain.

Quem for flagrado capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão. As denúncias podem ser feitas através do Fala Vitória 156.

Acasalamento

A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e a desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.

A cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos desde a próxima quinta-feira (18) até o dia 25 de janeiro. Os outros períodos são: de 17 a 24 de fevereiro e de 19 a 26 de março, em todo o Espírito Santo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas