Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Síndrome da apneia obstrutiva do sono atinge mais mulheres na pós-menopausa

Uma pesquisa com 407 mulheres, realizada pelo Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo, constatou que com o envelhecimento natural da mulher há a perda da função ovariana e uma série de consequências negativas à saúde, sendo as disfunções respiratórias do sono, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), muito relevante no contexto clínico.
A SAOS é um distúrbio de sono que acomete um terço da população, em qualquer período da vida, mas principalmente mulheres após a menopausa. É caracterizada pelo colapso repetitivo, parcial ou completo da via aérea superior que, durante o sono, esse distúrbio promove mudança no padrão ventilatório e aumento na frequência de despertares.
Após análise dos resultados, os autores observaram 68,4% das mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado para o tipo mais grave desse distúrbio de sono estavam em pós-menopausa tardia. Além disso, os pesquisadores descobriram que a medida de 87,5 cm de circunferência de cintura foi capaz de identificar voluntárias que tinham a SAOS em relação às mulheres que não tinham o distúrbio de sono, com uma taxa de acerto superior a 75%.
Daniel Ninello Polesel, farmacêutico e autor da pesquisa, descreve o resultado de sua tese de doutorado e explica que o estudo apresenta uma evidência científica elevada, pois a amostra foi representativa da cidade de São Paulo, de acordo com idade, gênero e estado socioeconômico.
“Havia evidências científicas que sugeriam que a queda nos hormônios femininos, característico da pós-menopausa, causaria o aumento da frequência de SAOS. E de fato, nosso estudo comprovou essa suspeita, demonstrando o potencial negativo do hipoestrogenismo, decorrente da diminuição nos níveis de estradiol, no sono e aumento da SAOS em uma amostra representativa da maior metrópole brasileira. Outro importante achado foi a identificação de variáveis que podem ser utilizadas com maior precisão no diagnóstico de distúrbio de sono nestas mulheres, como medidas antropométricas, principalmente o índice de massa corporal e a circunferência de cintura. Nesta avaliação, a circunferência de cintura se mostrou mais relevante”, explica Polesel.
A medida encontrada pelos pesquisadores é muito próxima àquela considerada como referência em outras doenças, como a síndrome metabólica (88 centímetros). “Esse resultado vai ao encontro da busca internacional por biomarcadores simples, baratos e eficientes, devido sua facilidade, praticidade e com boa taxa de acerto ao discriminar uma grande quantidade de indivíduos, suspeitos ou não da doença. A definição de uma medida referencial da circunferência de cintura para a avaliação do risco de apneia traz benefícios imediatos para a saúde da mulher, tanto no sistema público, como no privado”, ainda esclarece o autor da pesquisa.
As diferenças encontradas foram potencialmente relacionadas à obesidade (identificada pela circunferência da cintura) e pelo processo natural do envelhecimento e dos fatores hormonais (estágios pós-menopausais). O aumento a cada centímetro na circunferência da cintura representou um aumento de 6% na razão de chance para apresentar a disfunção.
Menopausa e alterações
A frequência dos distúrbios de sono aumenta a partir da transição menopausal e do estágio de pós-menopausa tardia. Dentre as queixas mais relevantes relacionadas ao sono estão: a insônia, a baixa eficiência de sono, dificuldade de manter o sono, a irregularidade no padrão respiratório, sensação de “ondas” de calores e suores frequentes.
Fisiologicamente, o período de transição menopausal e pós-menopausa são parte do processo natural de envelhecimento da mulher. Por isso, a circunferência de cintura pode ser um parâmetro indicativo de necessidade de alteração por intervenções médicas e a escolha de hábitos de vida mais saudáveis.
A médica ginecologista Helena Hachul de Campos, pesquisadora na área de Sono na Mulher e orientadora do estudo, explica que o início desses sintomas está diretamente relacionado à queda da concentração dos hormônios estrogênio e progesterona, ambos decorrentes da falência ovariana. “A partir da queda hormonal que é fisiológica, o organismo feminino fica sujeito a consequências negativas a saúde, como o desenvolvimento de osteoporose, alterações qualitativas na pele, aumento do risco cardiovascular e da incidência de distúrbios respiratórios do sono. ”
Ela ainda reforça que em mulheres o contexto é mais grave dada a dificuldade de diagnóstico do distúrbio de sono, em razão da frequência maior no relato de sintomas não específicos. “Por isso, há maior risco de complicações clínicas e uma elevada demanda no uso de serviços de saúde.”
Metodologia
As 407 voluntárias da pesquisa, com idades entre 20 a 80 anos e moradoras da cidade de São Paulo, passaram por uma avaliação geral, foram submetidas à aplicação de um exame de polissonografia completa durante uma noite inteira (método padrão para avaliação dos distúrbios de sono) e coleta de amostras de sangue para análises bioquímicas posteriores.
Para avaliar os fatores associados a esse distúrbio de sono, as voluntárias do estudo foram distribuídas de acordo com seu ciclo reprodutivo, sendo assim compostos os seguintes grupos: 268 mulheres na pré-menopausa, 43 na pós-menopausa recente (até cinco anos da menopausa) e 96 na pós-menopausa tardia (mais de cinco anos da menopausa).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas