Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Agentes penitenciários descartam greve em unidades prisionais do Espírito Santo

Dóris Fernandes – [email protected]

Os agentes penitenciários do Espírito Santo descartaram, na tarde desta sexta-feira (16), suspender os atendimentos nas unidades prisionais. No início da semana a categoria, após assembleia, deflagrou greve a partir desta sexta. Porém, um acordo entre a Secretaria de Justiça (Sejus) e os agentes pôs fim à ameaça.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário (Sindaspes), Antonio Carlos Vilela, a Sejus se comprometeu a reestruturar o plano de carreira da categoria, que deve ser aprovado pelos deputados estaduais. Além de aumentar o número de agentes.

A expectativa é que início do segundo semestre de 2014 o número de agentes fique maior. De imediato será deflagrado processo para contratar agentes em designação temporório (DTs). Hoje, são aproximadamente 964 servidores efetivos e 2.500 DT’s. “Se não cumpri o que foi acordado a gente volta a fazer greve de novo. Dos cerca de 200 agentes na reunião de hoje 160 aceitou o posicionamento da Sejus”, disse Vilela.

Na segunda (12) eles decidiram reduzir o atendimento nas unidades prisionais capixabas, em protesto a superlotação de presos nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) e o número reduzido de agentes nas unidades. E aprovaram a greve para esta sexta (16).

Atualmente, as casas de detenção capixabas somam 16 mil detentos reclusos. De acordo com Vilela, o número de agentes não atende essa demanda. “A proporção ideal seria cinco presos por agente, enquanto o que temos são 20 detentos para cada agente penitenciário”, explica.

Segundo o presidente, o número reduzido de agentes sobrecarrega o agente.Ele destacou que algumas unidades que deveriam abrigar 800 presidiários, hoje chegam a um quadro de 1350”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas