A pneumonia é a quarta doença que mais mata no Brasil, além de ser o principal motivo de internações no SUS (Sistema Único de Saúde), segundo informações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mais de 900 mil casos por ano são contabilizados no país. As maiores vítimas são as pessoas acima de 65 anos, ou seja, os idosos. Ela geralmente surge após gripes, resfriados e demais doenças respiratórias mal curadas. Existem várias maneiras de fortalecer o pulmão e evitar a evolução das doenças respiratórias, a principal delas é a fisioterapia.

“Com o avançar da idade, a capacidade pulmonar diminui; os idosos sentem mais fraqueza muscular, e os músculos das costelas vão atrofiando, pois a pessoa não tem mais a mesma capacidade de expandir o pulmão.  Uma importante arma para evitar que as gripes e resfriados evoluam para doenças mais graves é por meio dafisioterapia respiratória, ela pode ser praticada em casa, basta ter frequência e compromisso com o exercício, que prepara o pulmão e aumenta a sua capacidade de armazenamento de ar”, disse a fisioterapeuta gerontóloga, Ana Caroline Lobo.

“Com os exercícios é trabalhada a melhora da ventilação pulmonar e a funcionalidade respiratória dele, beneficiando consideravelmente sua qualidade de vida. A respiração influencia muito no nosso corpo e, com o enfraquecimento muscular, até o ato de engolir a comida vai sendo mais difícil. Realizar a fisioterapiarespiratória colabora na prevenção de doenças e na recuperação da capacidade pulmonar, retirando as secreções que obstruem as vias aéreas”, disse a especialista.

Os exercício, aliados a qualidade de vida e alimentação equilibrada garantem melhor saúde para evitar os problemas respiratórios e também, maior facilidade para se livrar deles quando estes ainda assim aparecem.

A nutricionista, Karina Gouvea forneceu dicas de alimentação que aumenta a imunidade do organismo, que são os alimentos ricos em vitamina A. “Couve, abóbora, laranja, limão, espinafre, cenoura. Os alimentos ricos em vitamina C também devem ser consumidos, são eles: acerola, goiaba, kiwi entre outros. Alimentos ricos em ômega 3 e probióticos, também são importantes manter o idoso saudável e com a imunidade em alta”.

É importante lembrar que os alimentos ricos em vitamina C devem ser consumidos antes das gripes. Consumi-los quando a gripe já está acontecendo não auxilia na modificação do quadro. Ela é preventiva, ou seja, deve ser consumida antes da doença.

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