5 ava pb_ by ana alexandrino1Entre os dias 07 e 11 de novembro, a Fábrica de Ideias, em Vitória-ES, recebe o Fábrica.Lab 2017. Realizado pela plataforma Infinitas, O festival-ocupação apresenta grande programação de artes integradas e atrações multilinguagem da cena contemporânea do Brasil e do Espírito Santo. Durante cinco dias, artistas de diversos gêneros e linguagens promovem encontros e trocas de experiências entre si e com o público por meio de shows, desconferências, entrevistas e oficinas diversas. Artistas de diversos gêneros e linguagens, produtores e agentes da economia criativa irão promover encontros e trocas de experiências entre si e com o público por meio de shows musicais, debates, exposições, batalhas de jogos eletrônicos, workshops e oficinas diversas. Ao todo, são mais de 350 nomes envolvidos nas atividades. A informação completa sobre a programação do evento está disponível no site www.flab2017.com. A entrada é franca e limitada à capacidade do espaço.

O festival, em 2017, teve início um mês antes da ocupação na Fábrica de Idéias com uma série de atividades que buscaram ampliar ainda mais a participação do público. O destaque é para a Residência Artística – Fábrica.Lab\17, projeto de Artes Visuais que selecionou, por meio de chamada pública três propostas de intervenção criadas a partir do intercâmbio entre uma dupla de artistas/coletivos artísticos, desenvolvidas em ateliê aberto ao público no galpão do Museu Vale. Os trabalhos resultantes do ateliê ficarão expostos na Fábrica de Idéias durante o festival-ocupação, assim como todo o registro do processo.

IMG_22421O Fábrica.Lab 2017 é realizado pela multiplataforma Infinitas e integra a Rede Brasil de Festivais. O projeto venceu o importante Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular, dentre mais de 80 festivais de todo o Brasil. O evento possui o patrocínio master da Vale, além do patrocínio do Sebrae-ES e da Funarte/Ministério da Cultura, e conta com a parceria do Ifes – Institudo Federal do Espírito Santo, além do apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura. São apoiadores do evento os hotéis Sleep In Vitória e Go Inn Vitória, da Rede Atlântica Hotéis; os restaurantes Jalapeño, Sol da Terra, Gabê Family Food e Tack Burguer; a Rádio Cidade FM; a Prefeitura de Vitória; a concessionária Renault Atlântica; a Rádio Band News FM Espírito Santo e o Metro Jornal.

FEIRA CRIATIVA TOC TOC
Espaço sempre aguardado do Fábrica.Lab em todas as edições é a Feira Criativa Toc Toc, iniciativa apresentada pelo Sebrae-ES que reúne o que há de mais pulsante na produção de moda, arte e design do Espírito Santo. Este ano, diante da qualidade das mais de 100 marcas inscritas, a produção do evento decidiu ampliar as vagas, passando de 10 para um total de 23 expositores, além de quatro ativações que irão ocorrer durante todo o evento.

No espaço reservado para a feira, o público poderá interagir diretamente com os expositores sobre suas criações autorais, que percorrem os mais diversos caminhos da criatividade – desde a confecção de acessórios em madeira, passando pelas pranchas decoradas de skate e monstrinhos divertidos de tecido, até a moda upcycling e sustentável de brechó, bordados, luminárias e objetos de design.

Além da marcas, quatro ativações ligadas à Toc Toc foram selecionadas para compor a programação, envolvendo um lançamento de livro, uma oficina de tranças Nagô (afro), cortes de cabelo para empoderamento pessoal, e maquiagem e cultura drag queen.

MelaninasMCs1DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Durante a programação de cinco dias, vários nomes da música capixaba irão se apresentar, como o canto André Prando, o grupo Melanina MCs, e a banda Cainã e a Vizinhança do Espelho. Já os nomes da cena musical brasileira estão muito bem representados, com a presença de As Bahias e a Cozinha Mineira (SP), Ava Rocha (RJ), e Cidadão Instigado (CE), além de um convidado super especial – o cantor Moraes Moreira, que participa de um “workshow” conduzido pela jornalista Lorena Calábria.

Além da música, uma bateria de oito workshops expositivos e cinco oficinas práticas também compõe a programação, com temas atuais e de grande interesse do público do evento, como Design Thinking, Criação de Projetos, Estamparia e Customização, Arte de Rua, Dança e Improvisação, para citar alguns. Eles seguem de quarta-feira, 08, até o sábado, 11, último dia de festival-ocupação.

Outro um ponto de destaque do evento em 2017 é a Outros Futuros, uma desconferência aberta que irá reunir academia, política e sociedade para discutir temas relativos ao futurismo, à criatividade e à colaboração. Duas mesas redondas irão provocar a reflexão sobre questões que atravessam a nossa geração, e pensar em alternativas para a construção de um futuro; a primeira, Outras Políticas, no dia 08, quarta-feira, às 19 horas; a segunda, Outras Economias, no dia 09, quinta, também às 19 horas.

Duas exposições irão compor a programação do evento. Os trabalhos oriundos dos três projetos selecionados para a Residência Artística, que que sob a curadoria de Franz Manata ocuparam o galpão do Museu Vale em outubro, serão expostos na Fábrica de Idéias. Os artistas contemplados na residência foram Julio Tigre e Victor Monteiro; Castiel Vitorino, Napê Rocha e Winny Rocha; e Charlene Bicalho e Elton Pinheiro. Já a Expo Lambe-Lambe, que em parceria com o site IdeaFixa recebeu mais de 200 ilustrações inscritas de todos os cantos do país por meio de chamada pública, irá agrupar os vinte trabalhos selecionados em um ambiente imersivo na área externa do evento.

Uma Game Zone montada na Fábrica.Lab 2017 será equipada com diversos consoles, entre modelos clássicos e contemporâneos, para a realização de competições, playoffs e outras disputas durante todo o evento. Ela conta ainda com uma estação Just Dance, onde o público interage com um dançarino virtual e realiza desafios dançando. Neste jogo, os jogadores são julgados em uma escala de classificação de acordo com a precisão de seus movimentos. Para os nostálgicos, o evento contará ainda com um fliperama que irá reunir os melhores jogos de Arcade.

André Prando - Mostra Cantautores 2016 - 06-05-16 ©Pablo Bernardo

Outra super novidade na programação é Campeonato de Clash Royale no palco principal da Fábrica.Lab 2017, em parceria com a GEAR. O jogo é um fenômeno mundial e que está no topo da lista dos melhores jogos mobile. Já o DESAFIO AR/VR diz respeito a uma imersão para o desenvolvimento de aplicação móvel para celular com realidade virtual ou realidade aumentada. O Desafio será realizado em parceria com o Ifes e trará para a Fábrica.Lab 2017 duas equipe de alunos dos seus cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária. A melhor aplicação será incubada para desenvolvimento a partir de um projeto de extensão do Ifes.

Por fim, um cineclube batizado em homenagem ao lendário pipoqueiro Tio Anísio, que há anos atende aos alunos e servidores do Ifes – Campus Vitória, irá integrar a programação do Fábrica.Lab 2017 com uma seleção especial de filmes capixabas em diversos formatos, para conversar sobre a produção local de audiovisual e suas diversas formas de identidade e expressão. Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, às 18h, uma produção diferente será exibida com a participação dos diretores que irão participar de debate com o público após a sessão. As sessões especiais acontecem no Teatro IFES, do outro lado da praça. Sempre abertas ao público e com classificação 14 anos.

SERVIÇO
FÁBRICA.LAB 2017

Data: 07 a 11/nov
Horário: 17h às 23h
Programação completa aqui
Local: Fábrica de Ideias, Av Vitória, 1449 – Jucutuquara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *