Perspectiva é definitivamente uma palavra de múltiplos significados, note que ela pode estar relacionada ao modo como se analisa determinada situação ou objeto. Mas pode ser também um ponto de vista sobre uma situação em específico, ou mais ainda, pode ser panorama do momento ou do que se espera pela frente.

A palavra e seu significado são tão poderosos que dentro das artes visuais, por exemplo, a perspectiva é entendida como uma técnica de pintura. Em fotos da mesma forma, consegue criar um efeito ilusório nas pessoas que visualizam determinada imagem a partir de um ângulo específico e a distância.

Assim como no mundo das artes o significado de perspectiva pode ser aplicado em nossas vidas, afinal, através de efeitos ilusórios ou não, visualizamos nossos problemas e a vida como ela se apresenta através da forma com que enxergamos e lidamos com tudo a nossa volta.

Sou pai de três adolescentes e sempre proponho a eles a pratica de um simples exercício: Olhar os problemas que estão acontecendo em suas vidas por uma outra perspectiva:

Imagine um tabuleiro de Xadrez com um jogo em andamento, só que no lugar de um jogador ao lado da mesa, se posicione “fora do jogo” olhando o tabuleiro de cima, apenas como um expectador.

Você vai começar a olhar saídas para uma nova jogada e o mais interessante é que vai ver também algumas possíveis jogadas de seus oponentes. Até mesmo para um “xeque-mate” contra você, vai saber como se portar naquele momento.

 Só o fato de ter mudado a perspectiva, seu cérebro vai oxigenar e o ponto de vista será outro em todos os sentidos.

Faça isso na sua vida agora, saia de cena, da angústia e do foco no problema, olhe as coisas (de fora) como se não fosse com você, levanta a cabeça! Respire, olhe pra cima e ao seu redor, ande, não fale sobre o assunto por um tempo. Aos poucos você vai perceber novas ideias, outros caminhos e quem sabe uma solução ou novas oportunidades.

A vida é como um jogo de Xadrez, por vezes temos que nos mover com outras opções e em outras direções.

Palavra de quem faz isso, sempre!

*João Kepler Braga: O autor de “Educando filhos para empreender” é empreendedor, especialista em startups, e-commerce, marketing digital, empreendedorismo e vendas, speaker internacional, reconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com inovação e convergência digital do Brasil. Também é escritor e coautor dos livros “O vendedor na era digital”, “Vendas & Atendimento” e “Gigantes das Vendas”.

Cometários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *